14 de julho de 2012

Novos Baianos, Acabou Chorare


Lançado em 1972, "Acabou Chorare" é um dos discos mais cultuados da música brasileira. Em votação feita com especialistas, em 2007 a revista Rollings Stones elegeu o disco "O maior da música brasileira de todos os tempos". A obra prima Acabou Chorare é fruto de uma experiência coletiva e livre, que tem no samba e no rock suas mais fortes raízes".


Curiosidades:
Uma parte do disco foi gravada em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, onde os Novos Baianos aquartelavam-se, e a outra parte foi gravada em um sítio alugado em Jacarepaguá, Zona Oeste. Uma placa em formato de bandeira do Brasil, afixada na porteira do sítio, onde se deveria ler: "Ordem e progresso" estava escrito "Cantinho do vovô" De 1971 a 1975 eles se refugiaram ali, uma espécie de lar, doce lar com direito a muita música e partidas de futebol.


O time de craques que tocou no álbum reunia: Moraes Moreira, (violão-base), Paulinho Boca de Cantor (Vocais e pandeiro), e Baby Consuelo (Afoxé, triângulo e maracas). Luiz Galvão era o "médium" que decodificava a loucura coletiva em poesia, contava ainda com o apoio dos músicos da banda "A Cor do Som". 


A expressão "Acabou Chorare" foi dita por Bebel Gilberto (Filha de João Gilberto) que na época era uma criança, quando a menina caiu no chão do sítio, ela soltou: "Não machucou papai, acabou chorare" foi o suficiente pra aguçar a criatividade dos músicos. Confira o texto na íntegra no link abaixo: 

Créditos: Matéria postada por Cristiano Bastos para Revista Rollins Stone


Dia 22 de julho estreia nos cinemas o documentário "Filhos de João" O Admirável Mundo Novo Baiano, conta a história do grupo "Novos Baianos". O filme se concentra em um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira . Final da década de 1960, época em que o grupo eclodiu.


Foi nesse período que João Gilberto, recém chegado dos E.U.A, começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru. Com extrema sensibilidade, e absoluta despretenção, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB. Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

         
"Vou mostrando como sou e vou sendo como posso, jogando meu corpo no mundo, andando por todos os cantos, e pela lei natural dos encontros eu deixo e recebo um tanto e passo aos olhos nus, ou vestidos de lunetas, passado, presente, participo sendo o mistério do planeta..."