31 de julho de 2012

Homenagens, Shows e biografia marcam os 30 anos sem Elis Regina




No dia 19 de janeiro de 2012 completou 30 anos que Elis Regina nos deixou, mas apesar da saudade, os fãs tiveram alguns motivos pra comemorar, foram as homenagens organizadas pelos filhos de Elis. Vejam no parágrafo abaixo:


* A cantora Maria Rita saiu em turnê com o projeto "Viva Elis" que teve o apoio da Nívea e circulou por cinco capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre). 




* Exposição multimídia itinerante idealizada por João Marcello Bôscoli, que apresenta a trajetória de Elis através de fotos, entrevistas, ingressos, vídeos de apresentações ao vivo, pôsteres de shows, especiais de televisão, objetos pessoais, revistas e jornais da época. 




* Redescobrir - A cantora Maria Rita vai gravar o show que tem feito em homenagem à Elis. o Registro será lançado em CD e DVD pela Universal Music com o nome de Redescobrir, a turnê segue por diversos estados do país e será registrada em 11/08, no Credicard Hall, em São Paulo.


*Elis Por Eles: Cantores brasileiros vão interpretar sucessos de Elis Regina. (Fonte: Revista Época)


O cantor Pedro Mariano, filho de Elis Regina e do pianista César Camargo Mariano, lança em agosto o projeto Elis por Eles. 14 Vozes masculinas da música brasileira vão interpretar clássicos que foram imortalizados pela pimentinha. Veja na foto abaixo o nome dos artistas convidados para esse projeto, bem como o local onde será realizado o show.


O projeto Elis por Eles, que será registrado para o lançamento de CD e DVD para o selo de Pedro, Nau, será no dia 02 de agosto, no teatro Positivo, em Curitiba, em única apresentação. O projeto de Pedro não tem ligação com o Viva Elis, comandado por seus irmão, João Marcello e Maria Rita, mas soma-se a diversas iniciativas que estão sendo feitas para marcar os 30 anos sem Elis.

                                      (Foto divulgação/Neli Silva Teixeira)



Vejam a matéria completa sobre o show Elis por Eles no site da Revista Época


* Elis Regina ganha nova biografia:  Fonte: Revista Época








Esta é a capa da nova biografia da cantora Elis Regina, (1945-1982). O livro, publicado pela editora Master Books, foi escrito por Allen Guimarães (também curador da mostra de mesmo nome, Viva Elis, que está rodando por cinco capitais brasileiras) e é resultado de uma pesquisa de quase uma década. Ao longe desse tempo, Allen colheu depoimentos de dezenas de artistas e pessoas que conviveram e trabalharam com Elis. Além disso o autor mergulhou em recortes de revistas e jornais para traçar um panorama do que foi a carreira da cantora.


De acordo com o autor, trata-se de uma biografia artistíca, o livro não traz detalhes da vida pessoal de Elis. Os fatos da vida dela que cito servem para costurar ou justificar os erros artísticos, diz Allen.


A narrativa é feita em ordem cronológica. Da cantoria de menina que encantava seus avós, ainda em Porto Alegre, cidade onde nasceu, ao seu derradeiro show, Trem Azul, em 1981, os fatos são ilustrados por depoimentos de artistas que participaram daquele momento ou por entrevistas concedidas por Elis a diversos meios de comunicação da época. Confira o texto completo no site da revista Época


E pra finalizar, não podemos esquecer das duas caixas contendo a discografia de Elis Regina, que compreende os discos lançados pela gravadora Philips entre as décadas de 60 e 70. Além disso saiu uma edição do show ao vivo em Montreaux, (Um Dia) o álbum vem com dois CDs, um disco contendo o  show da tarde e o outro com o show da noite, o detalhe é que o encarte vem com capa alternativa, portanto ao folhear o encarte, existe a opção de deixar a capa original (LP) ou a capa que vem nele.








"Azar... A esperança equilibrista, sabe que o show de todo artista tem que continuar..."