10 de agosto de 2016

Zizi Possi, A PAZ

Aconteceu no último final de semana de julho em São Paulo, a série de shows “Voz e piano”, apresentada pela cantora Zizi Possi, acompanhada do Maestro Jether Garotti Junior, seu companheiro de carreira há aproximadamente vinte e sete anos.
Ninguém acreditou, mas Zizi estava gripada, porém nada impediu que ela levasse a plateia do Sesc Vila Mariana ao delírio em cada uma de suas interpretações de agudos marcantes, olhar compenetrado e mãos dançantes. Dentre o repertório, estavam clássicos como “Pedaço de mim”, composição de Chico Buarque e “Luiza”, de Tom Jobim e “A paz”, de Gilberto Gil, ambas músicas imortalizadas na voz da paulistana.
Quem costuma assistir aos seus shows, sabe que sempre há alguém na plateia pedindo a interpretação de “Per amore”, música que intitula o álbum que concedeu à Zizi o reconhecimento como melhor cantora brasileira a cantar músicas italianas, na mesma época em que, depois de vinte anos de carreira, ela ganhasse seus primeiros discos de ouro, platina e diamante. Neste show não foi diferente e, além desta, a descendente de italianos cantou “Io che amo solo te”, de Sergio Endrigo.

Clique aqui para assistir ao vídeo da canção "Per Amore"
Créditos do vídeo: Roger Souza
Os comentários na plateia e no saguão do teatro ao final das apresentações eram variados, porém todos só elogios. Há quem nunca tivesse assistido, mas garantiu que estaria presente nos próximos shows, tamanha admiração. Um fato curioso: A moça que sentou ao meu lado, correu atrás de mim após o bis para anotar o nome de uma música que ela não conhecia, mas que achou fascinante, e deu o nome a um de seus mais antigos álbuns: “Sobre todas as coisas”, que, cá entre nós, é pura poesia.




Zizi Possi tem 37 anos de carreira, canta clássicos da música popular brasileira, além de adentrar ao universo de outras línguas, como italiano, espanhol e inglês.



Texto: André D’Ugo
Fotos: André D’Ugo (clique no link para ver mais)
Agradecimento: SESC Vila Mariana, por permitir o registro fotográfico.