31 de julho de 2012

Homenagens, Shows e biografia marcam os 30 anos sem Elis Regina




No dia 19 de janeiro de 2012 completou 30 anos que Elis Regina nos deixou, mas apesar da saudade, os fãs tiveram alguns motivos pra comemorar, foram as homenagens organizadas pelos filhos de Elis. Vejam no parágrafo abaixo:


* A cantora Maria Rita saiu em turnê com o projeto "Viva Elis" que teve o apoio da Nívea e circulou por cinco capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre). 




* Exposição multimídia itinerante idealizada por João Marcello Bôscoli, que apresenta a trajetória de Elis através de fotos, entrevistas, ingressos, vídeos de apresentações ao vivo, pôsteres de shows, especiais de televisão, objetos pessoais, revistas e jornais da época. 




* Redescobrir - A cantora Maria Rita vai gravar o show que tem feito em homenagem à Elis. o Registro será lançado em CD e DVD pela Universal Music com o nome de Redescobrir, a turnê segue por diversos estados do país e será registrada em 11/08, no Credicard Hall, em São Paulo.


*Elis Por Eles: Cantores brasileiros vão interpretar sucessos de Elis Regina. (Fonte: Revista Época)


O cantor Pedro Mariano, filho de Elis Regina e do pianista César Camargo Mariano, lança em agosto o projeto Elis por Eles. 14 Vozes masculinas da música brasileira vão interpretar clássicos que foram imortalizados pela pimentinha. Veja na foto abaixo o nome dos artistas convidados para esse projeto, bem como o local onde será realizado o show.


O projeto Elis por Eles, que será registrado para o lançamento de CD e DVD para o selo de Pedro, Nau, será no dia 02 de agosto, no teatro Positivo, em Curitiba, em única apresentação. O projeto de Pedro não tem ligação com o Viva Elis, comandado por seus irmão, João Marcello e Maria Rita, mas soma-se a diversas iniciativas que estão sendo feitas para marcar os 30 anos sem Elis.

                                      (Foto divulgação/Neli Silva Teixeira)



Vejam a matéria completa sobre o show Elis por Eles no site da Revista Época


* Elis Regina ganha nova biografia:  Fonte: Revista Época








Esta é a capa da nova biografia da cantora Elis Regina, (1945-1982). O livro, publicado pela editora Master Books, foi escrito por Allen Guimarães (também curador da mostra de mesmo nome, Viva Elis, que está rodando por cinco capitais brasileiras) e é resultado de uma pesquisa de quase uma década. Ao longe desse tempo, Allen colheu depoimentos de dezenas de artistas e pessoas que conviveram e trabalharam com Elis. Além disso o autor mergulhou em recortes de revistas e jornais para traçar um panorama do que foi a carreira da cantora.


De acordo com o autor, trata-se de uma biografia artistíca, o livro não traz detalhes da vida pessoal de Elis. Os fatos da vida dela que cito servem para costurar ou justificar os erros artísticos, diz Allen.


A narrativa é feita em ordem cronológica. Da cantoria de menina que encantava seus avós, ainda em Porto Alegre, cidade onde nasceu, ao seu derradeiro show, Trem Azul, em 1981, os fatos são ilustrados por depoimentos de artistas que participaram daquele momento ou por entrevistas concedidas por Elis a diversos meios de comunicação da época. Confira o texto completo no site da revista Época


E pra finalizar, não podemos esquecer das duas caixas contendo a discografia de Elis Regina, que compreende os discos lançados pela gravadora Philips entre as décadas de 60 e 70. Além disso saiu uma edição do show ao vivo em Montreaux, (Um Dia) o álbum vem com dois CDs, um disco contendo o  show da tarde e o outro com o show da noite, o detalhe é que o encarte vem com capa alternativa, portanto ao folhear o encarte, existe a opção de deixar a capa original (LP) ou a capa que vem nele.








"Azar... A esperança equilibrista, sabe que o show de todo artista tem que continuar..."





23 de julho de 2012

Joyce encontra João Donato em "Aquarius"



A complementar parceria entre Joyce Moreno e João Donato trouxe – finalmente – ao Brasil o show de lançamento do álbum Aquarius.



O disco chegou recentemente às lojas no Brasil pela gravadora Biscoito Fino, trazendo músicas inéditas e algumas releituras, que segundo a cantora, foram encomendadas pelo Japão.  

A capital privilegiada foi Belo Horizonte, que pôde assistir em primeira mão a tão esperada estreia, que aconteceu no dia 27 de junho, no Grande Teatro do Sesc Palladium.


O repertório passa por ritmos brasileiros diversos, numa mistura de bossa, afoxé, samba, baião e cha-cha-cha.

O ousadíssimo violão de Joyce e o autêntico piano de João Donato vêm muito bem acompanhados nos shows por um time de músicos composto por Jorge Helder (baixo), Tutty Moreno (bateria) e Ricardo Pontes (flauta) – que também participam do CD – e ainda de Aquiles de Moraes (trompete) e Sidinho Moreira (percussão).

O show é ilustrado por um cenário genial, de Vanessa Lopes, que se preocupou em tornar o espetáculo tipicamente brasileiro, combinando as redes penduradas aos jogos de luzes, como se nota na foto abaixo:



A sintonia entre os músicos, os quais possuem uma musicalidade apuradíssima, torna a apresentação ainda mais bonita.


O público se sente íntimo e participa ativa e calorosamente durante todo o show. Um espetáculo à parte é o momento em que Joyce inicia apenas instrumentalmente sua clássica Clareana e a plateia é quem dá o show no vocal, com unissonância e emoção. Como retribuição, o público é presenteado, é claro, com o Bis.



Não é à toa que Joyce e Donato são reconhecidos e valorizados mundialmente. O novo trabalho tem tudo para ser um sucesso!


Outras capitais também podem aguardar pelo espetáculo. A agenda da cantora Joyce, pode ser visualizada em seu site oficial: http://www.joycemoreno.com/

Para quem ainda não conhece, a cantora também possui um Blog, no qual a mesma publica textos sobre os mais diversos assuntos. Deliciosos de ler, inclusive.

Seguem algumas fotos do show capturadas pelo fotógrafo Belo-horizontino, Heron Barbosa:




















19 de julho de 2012

Lançamento da Abril Coleções celebra os 50 anos de carreira de Milton Nascimeto



Ao completar 50 anos de carreira, Milton Nascimento ganha uma discografia à altura de seu talento. A coleção Milton Nascimento, da Abril Coleções, reúne os 20 maiores discos da carreira do cantor e compositor que colocou Minas Gerais no cenário musical brasileiro e mundial. Estão ali o primeiro disco, de 1967, com Travessia, a música que lançou Milton, e trabalhos antológicos como Clube da Esquina, Minas, Gerias, Caçador de Mim, entre outros. 

Em formato livro-CD, a coleção traz o disco, as capas, e as gravações originais, as letras das músicas,  ficha técnica completa e fotos cuidadosamente selecionadas de cada trabalho de Bituca, como ele gosta de ser chamado. Os textos esquadriam o processo de criação das músicas, as parcerias e cada momento da trajetória artística de Milton, além de revelarem fatos pouco conhecidos da vida do artista.

"Se Deus cantasse seria com a voz de Milton", disse Elis Regia sobre o amigo. A voz única de Bituca pode ser ouvida em todo seu vigor em Milton Nascimento/67, o primeiro volume da coleção e o disco de estréia do então jovem cantor e compositor. Dele, além de travessia, fazem parte músicas como Morro Velho e Canção do Sal, que revelaram um criador capaz de misturar bossa nova, samba de raiz, jazz, rock, ritmos africanos e canções regionais num resultado absolutamente original e inovador.

O Álbum Milton Nascimento/1967, o primeiro volume da coleção Milton Nascimento chega às bancas nessa sexta-feira, 20 de julho, ao preço de R$9,90.

Confira no vídeo o release da coleção Milton Nascimento:

         


Ficha Técnica
20 de julho de 2012
Periodicidade: Semanal
Número de volumes: 20 Livros-CD
Preço do Volume 1: 9,90
Preço dos demais volumes: 18,90
Canais de venda: bancas, revistarias e livrarias
Os volumes da Coleção Milton Nascimento:

01) Milton Nascimento-1967
02) Clube da Esquina
03) Milagre dos Peixes
04) Minas
05) Geraes
06) Caçador de Mim
07) Courage
08) Milton Nascimento-1969
09) Milton-1970
10) Milagre dos Peixes ao Vivo
11) Milton-1976
12) Clube da Esquina 2-parte 1
13) Clube da Esquina 2-parte 2
14) Jorney to Dawm
15) Sentinela
16) Anima
17) Missa dos Quilombos
18) Milton Nascimento ao Vivo
19) Encontros e Despedidas
20) A Barca dos Amantes. 

Foto Divulgação/Pedro David

Siga a Abril Coleções no twitter: (@AbrilColecoes) e fique por dentro de todas as novidades da Coleção Milton Nascimento, além de ter a chance de participar de promoções/Sorteios referentes a esta Coleção. 


Promoção Ganhe 05 CDs Singles da Taís Feijão




Estamos realizando um sorteio em parceria com a cantora  Taís Feijão, vamos sortear 05 CDs singles, pra ganhar é muito fácil! basta seguir o twitter da cantora Taís Feijão:  (@TaisFeijao) e também o nosso twitter (@EuAmoMpbe dar RT nesse tweet: Clique Aqui!. O sorteio será realizado hoje (19/07)  às 20hs. Participem, Boa Sorte!

Clique no Link e Confira a música que vem no CD. "Farpela". Pra saber mais sobre a artista acessem o site oficial: Taís Feijão





Devido ao sucesso da promoção, resolvemos sortear 10 CDs. Confira abaixo os ganhadores:


(@elianessfernand) (@Estabanada) (@vany_ac ) (@MarinhoAgatha) (@washpeinado) (@lanamozd)(@RAQUEL_VALETUDO) (@celsocamargo) (@bmonteiro1) (@frana_gabriel)



Mandem o endereço para o email: [cbeuamompb@gmail.com]

18 de julho de 2012

Na Trilha de Bruna Caram


Bruna Caram é uma cantora paulista que ficou conhecida depois de lançar seu primeiro CD "Essa Menina", aos 20 anos em (2006). Com um toque de blues, bossa nova e pop fez  uma mistura sofisticada, onde se destacou tanto nas letras, quanto na sua belíssima voz. 

   

Desde criança a música faz parte de sua vida, nascida em uma família de músicos, teve grande apoio e inspiração para entrar no mundo da música. Aos 7 anos  fez aula de piano, participou do grupo Trovadores Mirins e a seguir Trovadores Urbanos, onde aprendeu a lidar com as pessoas, interpretar, a ter jogo de cintura, atenção e emoção.





                       
Em 2009 gravou seu segundo CD "Feriado Pessoal" , a faixa título composta por ela mesma deu o ar do que se trata o álbum,"..Hoje não tem fria, não tem freio, não tem fila, não tem fardo -É feriado pessoal..."


Um álbum para esquecer todas as preocupações, para relaxar, sentir se livre e alegre. O CD também contém regravações de canções de grandes nomes como Lô Borges (Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor), Guilherme Arantes (Cuide-se Bem) e Caetano Veloso (Gatas Extraordinárias).




Neste mesmo ano Bruna junto a Vinícius Calderoni divulgou a canção "Mesmo quando a boca cala" que foi trilha sonora do seriado "Tudo o que é sólido pode derreter" da Tv Cultura.





Em 2010 fez uma participação especial na música "Verão" de Juca Novaes,que recentemente a convidou para participar da gravação do seu DVD.
Clique aqui para ouvir "verão"


No ano passado, Bruna estreou em uma série de vídeos chamada "Cantorices" , onde ela mostrava seus dons ao canto solo e na interpretação.



Veja mais vídeos aqui



Este ano a cantora chegou com grandes novidades, primeiramente, a série "Qual canção você gostaria de ter composto".Uma série que trouxe semanalmente um material novo em vídeo ou às vezes gravado ao vivo na twitcam, ela também está realizando a gravação de seu novo disco, intitulado "Será Bem-Vindo Qualquer Sorriso",que irá lançar entre o final de julho e o começo de agosto.


Não há duvidas de que ela seja uma das maiores preciosidades da nova geração da MPB, do verde ao amarelo representando as riquezas do Brasil, Bruna espalha seu doce como uma Carambola.





17 de julho de 2012

Entrevista com Taís Feijão


Com quantos anos você interessou pela música e quando aprendeu a tocar violão?

- Quando tinha 5 anos de idade me interessei por musica e comecei a tocar violão.


Além de violão, toca mais algum instrumento?
- Toco. Percussão, guitarra, bateria, piano e baixo.


Vi alguns vídeos seus,parece que cada música tem uma história,qual é a de "farpela"?


- Cheguei de um Sarau em um hostel de um amigo no Rio de Janeiro e aí, sentei no sofá para conversar com uma grande amiga, peguei o violão e então, comecei a compor baseado em meu relacionamento passado. Daí surgiu a música Farpela.







Fale um pouco sobre o seu novo projeto,será um disco ou apenas um "aquecimento"?

- Apenas um aquecimento. Já estamos correndo atrás de uma gravadora para lançar meu novo disco, com músicas autorais inéditas.


Você estava com quantos anos quando entrou para o trio “Feijão Com Tudo Dentro”? e por que se separaram?

- Estava com 21 anos.
Nos separamos porque o curso acabou e a banda era da escola. Cada um foi seguir sua vida.


Todo começo de carreira é complicado,precisa de muito apoio e dedicação.Pra você,como está sendo essa experiência?já passou por muitos apertos?

- Esta experiência vem sendo encarada com muita vontade e dedicação. Já tive momentos de dormir na rua, morar na casa dos outros, não ter dinheiro para comer, humilhações, fazer mais de 3 shows no dia e ganhar uma miséria.

Uma música que você acha sua cara?
- O trem , composição minha com Ana Heusseler.


Passa tempo favorito?
- Compor.


Qual a sua maior inspiração na hora de compor canções?
- Na verdade, nao tem nada especifico. Simplesmente componho o que vivo no meu cotidiano.


Entre todos os seus trabalhos,qual tem sido o maior destaque,o mais especial pra você?
- A música "o trem". Esta música é uma realizacão pessoal.





Dos artistas da nova geração,qual você gostaria de fazer uma parceria?

- Maria Gadu, Nuria Malena, Tais Alvarenga, Leandro Leo, Bolinho, Di 
Madu, Dani Black, Luis Kiari, Daniel Chaudon, Duda Brack, Dani Carlos, Roberta Espinosa, Caio Prado e Diego Morais.


Em seus shows você apresenta solo,ou acompanhada por uma banda?
- Tenho uma banda que me acompanha, um trio: guitarra, baixo e bateria.


Quando pretende lançar seu disco?
- Em muito breve!! Aguardem novidades no meu site – www.taisfeijao.com


Tem alguma música gravada em estúdio?
- Não, ainda estamos no processo de gravação.


Um sonho?
- Gravar meu CD e dar continuidade no meu trabalho com minhas músicas autorais.


Um recado para as pessoas que estão acompanhando seu trabalho?
- Sigam seus sonhos e suas intuições, pois só se vive uma vez!


Obrigado Taís por conceder esta entrevista.











15 de julho de 2012

01 ano de vida, compartilhando Música e agregando amigos.




Pode Chegar que a festa vai é começar Agora!!!


Olá queridos, fizemos esse post especial de agradecimento, pois estamos celebrando 1 ano de existência nas redes sociais, tudo isso começou no dia 15 de julho de 2011, a intenção era criar apenas o twitter pra divulgar o Blog, mas percebemos que poderia ser feito muito mais com as ferramentas existentes na internet.

Uma semana depois fomos pro Facebook,  no começo eram poucos amigos e seguidores mas com o tempo as pessoas foram chegando e hoje somos uma família de 3.500 seguidores no Twitter, o nosso Perfil do Facebook está Lotado! com 5000 amigos e 1.300 assinantes, e além disso temos nossa Página que criamos há poucos meses e já está com 6.700 amigos curtindo. 

Nesse período de 365 dias, tivemos o privilegio de conhecer pessoas maravilhosas e que nos estimularam a continuar com esse trabalho de valorização da MPB. Além disso tivemos o apoio e o carinho dos fã clubes e inclusive de alguns artistas que acompanham nosso trabalho.

Queremos agradecer o carinho e atenção de todos vocês, todo mundo que Curte nossos posts no Facebook, compartilha nossos tweets ou falam do nosso perfil pra algum amigo, vocês fazem parte desse Clube. Não poderia deixar de mencionar aqui, pessoas que foram vitais pra que nosso perfil crescesse ao longo desses 365 dias. Quando iniciamos no twitter e ninguém conhecia nosso perfil, fomos recebidos de braços abertos pela galera do Portal Maria Rita que fizeram até um post no blog deles pra falar sobre o Clube da MPB, no dia 20/07/2011, vejam:  MPB nas redes sociais (Obrigado Wesley) 

Também quero agradecer a Thatiana Aguiar, [Moderação Roberta Sá] pelo auxilio luxuoso nos baners e layout que são utilizados no blog, nosso abraço e carinho também para os fãs da Luiza e Zizi Possi que são nossos mais novos amigos e parceiros. Obrigado Elaine Carla [Família me Faz Bem] e Fefeu Santos [Zizianos].

Agradeço a todos os colaboradores e parceiros do Clube da MPB, impossível citar o nome de todos aqui, mas podem ter certeza que vocês são importantes pra gente. 01 ano compartilhando música brasileira de qualidade e agregando amigos e parceiros pra vida toda, isso não tem preço. Muito obrigado gente! Valeu muito apena ter construído esse espaço. O aniversário é nosso mas o presente são vocês. \o/ viva a MPB.

[Comemore com a gente no twitter, postando uma mensagem com a tag: #EuAmoMpb1ano]


Wallace Surce



Opa! Ouvi falar em festa e vim dá minha pequena contribuição. Aqui vos escreve Elaine Carla do Fã Clube da Luiza Possi (@FamiliaMeFazBem) de Recife. E claro, eu não poderia deixar passar esta data tão especial sem citar todo amor e admiração que eu tenho por este trabalho tão lindo que é realizado no "Eu Amo MPB" através de Wallace e parceiros, já citados por ele. 
Bom, com o coração transbordando de alegria, afinal, semana que vem, seremos nós a comemorar um aninho, quero desejar toda felicidade do mundo a todos que de alguma forma, seja lendo, divulgando, curtindo e espalhando, estão abraçando esta causa, este espaço que hoje eu posso dizer, é essencial para a Música Popular Brasileira, seja dos primordios aos mais novos talentos. 

E por falar nisso, vamos para uma curiosidade? Você sabe as 5 postagens mais lidas nesses 365 dias? Quer chutar? Será que está a que você mais gostou? Pois, abaixo tire suas conclusões e percebam que os números são bem expressivos, o que mostra a confiança deste espaço.


Os números não mentem e mostram que ao longo deste período, muitos vieram, poucos passaram e quase todos ficaram. Não é à toa que muitos são os artistas que seguem, admiram e respeitam o @EuAmoMPB

Queria eu poder realizar muitas surpresas, dar os maiores presentes aos leitores, mas, no pouco e na simplicidade do que podemos e diga-se de passagem que, foi com simplicidade ao extremo que hoje os números são notórios, afinal, tudo é muito democrático e aqui não buscamos os melhores cantores, buscamos apresentar o melhor da música. 

Por isso, fique com uma seleção de imagens que falam por si só como um carinho nosso a vocês e matérias que valem a pena serem relidas:




















E para finalizar, preparamos um vídeo com as mensagens de carinho que nossos seguidores mandaram via twitter. A trilha sonora é uma composição do saudoso Gonzaguinha. "O Homem Falou". Interpretação de Maria Rita. Para uma melhor resolução, assista o vídeo em "tela inteira"

                                   Vem com a gente! 

                        

PARABÉNS "EU AMO MPB"

                     






Por Wallace Surce e Colaboradores.



14 de julho de 2012

Novos Baianos, Acabou Chorare


Lançado em 1972, "Acabou Chorare" é um dos discos mais cultuados da música brasileira. Em votação feita com especialistas, em 2007 a revista Rollings Stones elegeu o disco "O maior da música brasileira de todos os tempos". A obra prima Acabou Chorare é fruto de uma experiência coletiva e livre, que tem no samba e no rock suas mais fortes raízes".


Curiosidades:
Uma parte do disco foi gravada em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, onde os Novos Baianos aquartelavam-se, e a outra parte foi gravada em um sítio alugado em Jacarepaguá, Zona Oeste. Uma placa em formato de bandeira do Brasil, afixada na porteira do sítio, onde se deveria ler: "Ordem e progresso" estava escrito "Cantinho do vovô" De 1971 a 1975 eles se refugiaram ali, uma espécie de lar, doce lar com direito a muita música e partidas de futebol.


O time de craques que tocou no álbum reunia: Moraes Moreira, (violão-base), Paulinho Boca de Cantor (Vocais e pandeiro), e Baby Consuelo (Afoxé, triângulo e maracas). Luiz Galvão era o "médium" que decodificava a loucura coletiva em poesia, contava ainda com o apoio dos músicos da banda "A Cor do Som". 


A expressão "Acabou Chorare" foi dita por Bebel Gilberto (Filha de João Gilberto) que na época era uma criança, quando a menina caiu no chão do sítio, ela soltou: "Não machucou papai, acabou chorare" foi o suficiente pra aguçar a criatividade dos músicos. Confira o texto na íntegra no link abaixo: 

Créditos: Matéria postada por Cristiano Bastos para Revista Rollins Stone


Dia 22 de julho estreia nos cinemas o documentário "Filhos de João" O Admirável Mundo Novo Baiano, conta a história do grupo "Novos Baianos". O filme se concentra em um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira . Final da década de 1960, época em que o grupo eclodiu.


Foi nesse período que João Gilberto, recém chegado dos E.U.A, começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru. Com extrema sensibilidade, e absoluta despretenção, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB. Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

         
"Vou mostrando como sou e vou sendo como posso, jogando meu corpo no mundo, andando por todos os cantos, e pela lei natural dos encontros eu deixo e recebo um tanto e passo aos olhos nus, ou vestidos de lunetas, passado, presente, participo sendo o mistério do planeta..."