12 de abril de 2012

Entrevista com a "Flor Morena" do Samba. Aline Calixto


Carioca, mas mineira de criação, Aline Calixto é formada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa/MG, logo que se formou voltou para BH e meses depois, em dezembro de 2007, Aline venceu o Festival "Novos Bambas do Velho Samba", no bar Carioca da Gema. A  partir daí começou a ser convidada pra rodas de samba importantes no Rio de Janeiro.
Em 2009 Lançou seu seu primeiro disco e foi uma das mais interessantes revelações do samba dos últimos anos, uma das mais promissoras vozes da cena contemporânea da nossa música brasileira.
Em seu segundo trabalho "Flor Morena" Aline, se mostra uma cantora mais madura e segura, que começa a abrir espaço também para outros estilos e mostra que não poderia ter escolhido outro caminho para seguir.
Convidada a responder algumas perguntas para o Blog Clube da MPB, a cantora Aline Calixto não apenas aceitou na hora, como nos recebeu de braços abertos, sempre com muito carinho.
Para saber um pouco mais dessa maravilhosa cantora e orgulho do povo belorizontino, leia abaixo a entrevista exclusiva que ela respondeu para o Blog.
1)    Você é carioca, foi criada em MG e atualmente mora em BH. Qual sua relação com a cidade e com o público mineiro?
Embora tenha nascido no Rio, fui criada em Minas desde os 6 anos de idade. Morei em BH a maior parte do tempo. Só me mudei no ano de 2001 para Viçosa, onde fui cursar Geografia e lá fiquei até 2006. Minha relação com o público mineiro é de extremo carinho. Minas é a minha casa, o lugar onde construí minha vida. Amo o povo mineiro e me sinto parte dessa comunidade, uai!

2)    Você é formada em Geografia e começou a tocar em “rodas de samba” ainda na faculdade, certo? Sua história com o samba começou aí ou foi antes disso? Nos conte um pouco sobre isso.
A música entrou na minha vida desde cedo. Meu pai era dono de um bar em BH no qual tinha música ao vivo. Eu adorava ir ao bar e ficar observando o músico se apresentando e o povo dançando e cantando com ele. O repertório era bem eclético, rolava seresta, samba, sertanejo, boleros, etc.

Mas só fui estrear mesmo os palcos na cidade de Viçosa, onde formei uma roda de samba junto com outros amigos que também curtiam o gênero. Tocávamos os grandes clássicos e também composições próprias. Isso foi por volta de 2003. Mas o fato é que todos tocavam mais por divertimento, acho que somente eu tinha o desejo de um dia levar a carreira a sério. E foi o que aconteceu um tempo depois.

3)    Como vê as redes sociais, como facebook, twitter e os blogs sobre música, por exemplo, para o trabalho do artista?
Hoje estar inserido nas redes sociais é fundamental para qualquer artista. Sou bastante ativa no meio internético. Acho que a interação quando acontece de forma tranquila e respeitosa, é muito gratificante para todas as partes.

4)    Como é seu relacionamento com os fãs?
Sem eles, meu trabalho não existiria. Meus fãs são as figuras mais importantes dessa história. Tenho um profundo carinho e respeito por eles. Recebo-os sempre nos meus shows, salvo raras exceções, as vezes preciso sair rapidamente de um show e seguir viagem. Na internet também tento interagir o máximo com eles.

5)    A música “Flor Morena” é tema na novela das 21h. Qual a importância para o artista ter uma música em horário nobre na TV? Realmente faz muita diferença na carreira?
Olha, é claro que faz diferença sim. "A televisão é um veículo de informação muito importante ainda. Você acaba entrando na casa do telespectador “sem pedir licença” (Risos). Daí as pessoas que se identificam com a música, procuram saber quem é o intérprete. E para qualquer artista, é fundamental que as pessoas tenham acesso à sua arte, seja pela rádio, TV ou internet.

6)    Existe algum plano de gravar um DVD?
No momento estamos trabalhando na divulgação do álbum "Flor Morena". Mas no futuro, claro que temos planos de gravar um DVD.

7)    A música “Gemada Carioca” conta a história da sua família. Como essa música surgiu? 
Tive a ideia de registrar parte da história da minha família através de uma música. O objetivo era levar ao público um pouco da minha vivência extra-palco, mas talvez por se tratar de um assunto tão pessoal, eu mesma não consegui compor. Um dia, estava participando de um show do Martinho da Vila e contei essa história pra ele, para minha honra e grande alegria, ele se ofereceu para fazer a música. Foi um dos maiores presentes que já ganhei na vida!

8)    No CD “Flor Morena” temos 2 músicas de composições suas. Compor para você é processo natural? Pretende continuar compondo?
É preciso que seja natural, se não, não rola. Pretendo compor sempre que pintar vontade. Não tenho nenhuma neura com relação ao processo. Entendo que cada um tem o seu. O meu é bastante intuitivo. Fico sempre atenta para o nascimento das minhas composições, pois não há previsão, é atemporal.

9)     Você tem aberto espaço para novos compositores, principalmente mineiros, como Rodrigo Santiago, Toninho Geraes e Toninho Nascimento, Affonsinho e o sensacional Renegado. Como descobriu esses compositores? E como é trabalhar com eles?
Bem, desses que você citou, apenas o Rodrigo Santiago e o Renegado fazem parte de fato dessa nova geração. Os outros, estão presentes no repertório de muita gente há bastante tempo.
Gravar novos compositores é muito importante pois são artistas que fazem parte da minha geração. É preciso que o povo conheça também trabalhos de alta qualidade dessa turma que não deixa nada a desejar!

10) Falando em Renegado, sua parceria com ele é cada vez mais sólida. Qual a importância dessa parceria para você?
O Renê foi um dos meus primeiros parceiros musicais. Começamos mais ou menos juntos e assim seguimos. Nossa relação é muito bonita! Somos grandes amigos na vida e na música. Ele é uma pessoa muito especial, tem um talento sem igual e vem trilhando um belo caminho. Fico muito feliz em fazer parte da história dele e ele da minha!

11) Para você, Aline, Samba e MPB são seguimentos diferentes?
Olha, as pessoas criam essas categorias para facilitar as análises, mas as vezes acabam criando mais polêmicas do que tudo. Na prática, acho que  o samba deveria estar incluído dentro desse segmento musical, mas na prática, a coisa funciona de outra forma. O importante é o respeito e a interação entre todos os gêneros musicais.

12) Quais são os próximos planos? Pode nos contar ou é segredo? Rsrs
Muita coisa boa vindo por aí... 2012 promete....

13) Quer deixar um recado para os leitores e fãs do Blog Clube da MPB?

Quero deixar um beijo enorme para todos os leitores e fãs do Blog Clube da MPB, e agradecer pelo carinho e atenção!

Para quem ficou com um gostinho de quero mais, assista agora o vídeo-clipe da música "Flor Morena"

     

Assista agora um vídeo produzido pelo Natura Musical, onde Aline conta um pouco do inicio de sua carreira: 






Para saber mais sobre Aline Calixto, acesse o site oficial da cantora, nesse link: Flor Morena