28 de setembro de 2012

Tim Maia: A voz que estremeceu o Brasil.




No dia 28 de setembro de 1942, nascia no Rio de Janeiro, bairro da Tijuca, zona norte da capital carioca, o filho mais novo de uma numerosa família, cujo nome de batismo era Sebastião Rodrigues Maia. Apesar de ajudar a família desde pequeno, entregando pela cidade as quentinhas que o pai fazia, Tião não perdia sua simpatia nem quando era chamado de “Tião Marmiteiro” pelas crianças da vizinhança, atrasando muitas vezes as entregas para jogar futebol com eles ou então para comer um pouco da comida que vinha nas marmitas. E foi mais ou menos nessa época que ele conheceu aquela que seria sua maior paixão pelo resto da vida: a música.

Ainda durante a adolescência, o gordinho mais simpático da Tijuca fez parte de alguns conjuntos musicais, que acabaram não vingando por conta do temperamento forte de Tim Maia. Aliás, um desses grupos dos quais ele fez parte (The Sputniks)também tinha como integrante outro grande nome da música brasileira, Roberto Carlos.  

Depois de alguns anos morando nos Estados Unidos, Tim Maia voltou ao Brasil em abril de 1964 e continuou tentando um lugar ao sol na música durante os anos seguintes, pois o mundo da música estava começando a fervilhar por conta dos Festivais de Música Popular Brasileira, principalmente por conta das inspiradíssimas composições que eram inscritas na competição e também da verdadeira guerra travada entre o pessoal da MPB e os brotos da Jovem Guarda, que, entre outras coisas, eram acusados de serem alienados e de não estarem fazendo “música brasileira de verdade”.

Depois de muita luta para conquistar seu espaço na música, Tim finalmente conseguiu o reconhecimento que tanto merecia com o sucesso de duas músicas de seu primeiro LP, Primavera e Azul da cor do mar, que acabaram entrando para a lista de músicas mais famosas da carreira do cantor. Devido ao enorme sucesso principalmente de Primavera, ele foi convidado para fazer uma participação no LP Em Pleno Verão, cantando com Elis Regina o dueto que ele mesmo compôs, These are the songs. A gravação com a pimentinha era o empurrão que faltava para que a carreira de Tim Maia finalmente decolasse.

Nos mais de 40 anos de carreira do pai da Soul Music no Brasil, Tim conseguiu emplacar vários sucessos que estão cristalizados na memória das pessoas, como: Azul da Cor do Mar, Primavera, Gostava Tanto de Você, Do leme ao pontal, Vale Tudo, Não quero dinheiro, Acenda o Farol, Você, Descobridor dos sete mares e tantas outras canções que embalaram gerações.

Tim Maia era muito exigente com a qualidade de som, por isso estava sempre reclamando dos técnicos. ex: "Mais grave, mais retorno, mais som! eu não estou ouvindo o baixo".

Polêmicas:

Tim protagonizou momentos hilários na MPB, como, por exemplo, não ir ao próprio show, faltava aos ensaios, programas de TV, brigava com as gravadoras. Isso foi se tornando rotineiro em sua carreira. 

Vale lembrar também que o cantor passou por uma fase mistica, quando mergulhou na"Cultura Racional", liderada por Manuel Jacinto Coelho, fundador e guru desta seita obscura localizada na Baixada Fluminense (RJ). Chegou a lançar dois LPs nessa fase (75 e 76), cuja temática das letras era totalmente voltada para a Cultura Racional. Para entender melhor, assista o vídeo do programa "Por Toda Minha Vida"  

                                  

Além ter levado uma vida intensa e tumultuada tanto no campo pessoal quanto no  profissional, Tim acumulou muitos problemas de saúde. No dia 15 de março de 1998,  o Brasil perdeu o suingue e a voz estrondosa de Tim Maia, aos 55 anos. Veja a matéria sobre a morte do cantor: Jornal do Commercio

"Não sei porque você se foi, quantas saudades eu senti, e de tristezas vou viver, e aquele adeus não pude dar"  
"Gostava tanto de você" (Édson Trindade).

Fica registrada aqui nossa homenagem ao "síndico do Brasil". Citação: W/Brasil-Jorge Ben Jor.


*Para Lembrar Tim Maia: (discos e homenagens que estão sendo lançados para lembrar a obra do furacão da Tijuca).

Veja como adquirir CDs do Tim Maia:

*Coleção Tim Maia/Abril Coleções. Coleção Completa
*Coleção Tim Maia/Abril Coleções. Volumes Avulsos
Você também pode complementar a coleção com alguns álbuns que ficaram de fora da coleção Abril, Confira:
Caixa Box Tim Maia/Saraiva: Tim Universal Maia

Livro: Vale Tudo, autor: Nelson Motta, editora: Objetiva. Categoria: Biografia
Onde comprar: Saraiva    Livraria Cultura   

Filme: Filme sobre Tim Maia sairá em 2014:
Tema de especiais na TV, livros, relançamento de discos, e um musical de sucesso recente, visto por mais de 250 mil pessoas, Tim Maia (1942-1998) deve chegar também ao cinema.

A cinebiografia do cantor, que completa 70 anos hoje (28) tem previsão para ser lançado no verão de 2014. Dirigido por Mauro Lima (Meu nome não é Johnny/2008) e com produção da RT Features, o longa "Tim Maia" teve as filmagens reagendadas para abril do ano que vem. Saiba mais em: O Diário

       Vídeo da estreia do Espetáculo Tim Maia-Vale Tudo, o musical! 

     





Texto: Deborah Duarte e Wallace Surce.