11 de setembro de 2012

Documentário "Tropicália" Chega aos Cinemas



O Filme:

Um dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida nesse documentário. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Sergio Dias, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas ocorridas pelo mundo e criaram o Tropicalismo, abalando as estruturas da sociedade brasileira e influenciando várias gerarações. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e embalado pelas mais belas canções do período, Tropicalía nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes movimentos culturais do Brasil. Assista o trailer:

          

Tropicália (Brasil,2011). 1h29. Documentário
Direção: Marcelo Machado.
Roteiro: Marcelo Machado e Di Moretti.

Enredo: Em meados dos anos 60, emergiu o movimento tropicalista, que se alinhou com uma nova cena cultural confrontadora do endurecimento da ditadura militar. Foi nesse contexto que se revelaram futuros ídolos, como Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Por que ver: Pela consistência do filme, que recupera a história de um dos momentos mais criativos da cultura brasileira, e pelas imagens raras ou inéditas, caso da participação de Caetano Veloso e Gilberto Gil num festival da ilha de Wight, em 1970.

Preste atenção: Em um raro registro de Caetano interpretando Asa Branca, numa emissora de TV francesa e nas imagens finais do documentário, que fazem parte de Caetano/Gil/Gal, filme inacabado de Leon Hirszman.

O que já se disse: "É um filme empolgante e, à melhor maneira dos grandes documentários, deixa um resíduo de reflexão a ser assimilado pelo espectador". (Luiz Zanin, O Estado de S. Paulo).


Tropicália, que abriu o Festival é tudo verdade deste ano em São Paulo, chega às telas do cinema no dia 14 de setembro. Dirigido por Marcelo Machado (Ginga), Tropicália é uma produção da BossaNovaFilms e tem como Co-Produtores, a Mojo Pictures (E.U.A), a Record Entretenimento, a VH1 no Brasil, a DLA, além da associação da Américas Film Conservacy, da inglesa Revolution Films e do Co-produtor executivo Fernando Meirelles (360). A distribuição é da Imagem Filmes.

Fonte consultada: Revista Bravo/Setembro/2012.

Curta a página de TROPICÁLIA no Facebook e fique por dentro de todas as novidades que envolvem a produção, além de fotos exclusivas. Confira com exclusividade as Fotos da pré estreia de Tropicália em São Paulo, no Cinemark-Shopping Iguatemi


                                               Foto: Paulo Salomão/Editora Abril 
                                   
                                                 Cartaz do filme "Tropicália"
                     
Vejam a Matéria publicada na Folha de São Paulo. Por Ana Elisa Faria:

Nascido no final da década de 1960, o tropicalismo, um dos mais importantes movimentos artísticos do país, volta à cena como protagonista do documentário "Tropicália", de Marcelo Machado, 54 que estreou na sexta feira (14). 

Em capítulo divididos entre os anos de 1967, 68 e 69, com imagens raras e depoimentos, a obra que tem Fernando Meirelles como produtor executivo, traça um panorama da época norteado por lembranças dos baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil, expoentes tropicalistas.

Além da dupla, o longa-metragem é marcado por falas de Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e de um inspirado Tom Zé, responsável pelos momentos mais cômicos da fita.

Representantes do movimento em outras vertentes, como Zé Celso Martinez Corrêa, no teatro, e Glauber Rocha, no cinema, também estão presentes.

O tema já foi bastante debatido, mas com suas raridades, como a cena de Caetano Veloso cantando "Asa Branca" em uma TV francesa, "Tropicália" se diferencia e faz um retrato histórico digno de um período marcante. Veja o vídeo abaixo:

                        
Veja a matéria completa e leia a entrevista com o diretor de "Tropicália" Marcelo Machado: Entrevista
                       
Veja a reportagem sobre Tropicália no NotíciasR7.com