9 de setembro de 2012

Maria Rita: 35 anos de vida.



Há 9 anos, Maria Rita surgia no cenário musical brasileiro e mundial, com seu primeiro CD Maria Rita. Lançado em 2003, o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias, sendo certificado como platina tripla e conquistando 3 Grammys Latinos para a cantora, nas categorias “Melhor Álbum de MPB”, “Melhor Canção Brasileira” – com A Festa, de Milton Nascimento, e “Artista Revelação”.

O DVD de mesmo nome vendeu mais de 180 mil cópias, certificando-se como DVD de diamante e alcançando uma marca expressiva em meio a toda crise no mercado fonográfico decorrente da pirataria. Porém estes não foram os primeiros prêmios da cantora que conquistou o país. Em 2002, antes de lançar seu primeiro disco, Maria Rita foi vencedora do Prêmio APCA como Revelação do Ano, e conquistou um Grammy Latino com a gravação de Tristesse, no disco Pietá, de Milton Nascimento.



Desde essa época o sucesso de Maria Rita só aumentou. As semelhanças genéticas com a mãe, Elis Regina, tão marcantes e características não abalaram a carreira da filha. Em 2005, após o grande sucesso da turnê com o primeiro CD, Maria Rita lança Segundo, álbum que lhe conferiu mais dois prêmios Grammy: “Melhor Álbum de MPB” e “Melhor Canção Brasileira” – com Caminho das Águas, de Rodrigo Maranhão. Neste álbum, a cantora priorizou a sensibilidade da alma, enfatizando-a em várias interpretações. Percorreu o país e lotou várias casas de shows na Europa e nos Estados Unidos, emocionando o público por onde passou.

Maria Rita, após flertar com o samba em seus dois primeiros álbuns, dedicou um CD inteiro ao ritmo que alegra o Brasil. Em 2007 lançou Samba Meu, contagiando a população com a música “Tá Perdoado”, trilha sonora da novela Duas Caras. Com mais de 190 mil discos vendidos e um sucesso expressivo por onde o show passava, a menina da lua lançou o DVD Samba Meu em 2008, conquistando o DVD de ouro e mais um Grammy, desta vez na categoria “Melhor Álbum de Samba”.
Em 2010, MR encerra a turnê Samba Meu e viaja pela Europa com uma turnê “sem nome”, onde cantou antigos hits e músicas inéditas em sua voz. A turnê fez sucesso em todos os lugares por onde passou, inflamando o coração dos fãs que pediram (muito!) por um álbum com gravações de "A História de Lily Braun" e "Nem Um Dia". E assim, um ano após o início da turnê, Maria Rita grava o CD Elo, com 8 regravações de sucessos da MPB  e 3 músicas inéditas. Este último foi recentemente certificado como disco de Platina pela ABPD. No mesmo ano, Maria Rita participou da gravação da música Latinoamerica, dos porto-riquenhos do Calle 13. A gravação conta com as participações monumentais de Toto La Momposina (cantora folclórica colombiana), Susana Baca (cantora de ritmos afroperuanos) e Maria Rita. A música conquistou o prêmio de Gravação do Ano no Grammy Latino 2011.
E, em 2012, 30 anos após a morte de sua mãe, Elis Regina, a filha iniciou o maior desafio musical de sua carreira (e, quem sabe, de sua vida): cantar as músicas que fizeram sucesso na maior voz da história da música brasileira, em 5 shows patrocinados pelo projeto Viva Elis, da empresa Nivea. Com shows em 5 capitais (Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro) e um público total de mais de 200 mil pessoas, a turnê conquistou os corações brasileiros, recebendo inúmeros convites para ser apresentada em diferentes regiões do país. Maria Rita assinou contrato com a gravadora Universal, e a turnê com músicas de Elis foi batizada de “Redescobrir”, e atualmente percorre todo o território nacional, sendo gravada em CD, DVD e Blu-Ray, a serem lançados em novembro deste ano.

Assim, com 35 anos de vida e 10 anos de carreira, Maria Rita é conhecida por sua voz e sucesso marcantes, sendo considerada como uma das maiores cantoras da música brasileira contemporânea. Suas canções são temas de novela e minisséries brasileiras (A Casa das Sete Mulheres, Senhora do Destino, Belíssima, Amazônia, Duas Caras, Tempos Modernos, Insensato Coração e Avenida Brasil) e do filme O Ladrão de Diamantes, estrelado pelo ator Pierce Brosnan. Seus shows são sempre lotados e, apesar das comparações com a cantora Elis Regina, Maria Rita provou que é uma das melhores intérpretes de sua geração, com talento e brilho próprios.







A essa cantora e pessoa dedicamos nossos parabéns e nossos melhores votos de felicidade e sucesso. Parabéns!, Maria Rita, por seu aniversário, sua história, seus prêmios, sua simpatia, simplicidade e seu carisma! Que você continue sempre arrebatando nossos corações com essa voz que embala as nossas trajetórias. Um beijo enorme de seus fãs e, como você sempre diz, PAZ SEMPRE!