15 de setembro de 2012

Djavan passeia com estilo pela Rua dos Amores


                                                             Foto: Maíra Coelho

Depois de imprimir sua marca em um álbum de regravações (Ária/2010) Djavan lança o seu 21°álbum: "Rua dos Amores". Com 40 anos de carreira e 63 anos de idade, ele está em plena atividade, fez uma linda canção para Maria Bethânia, "Vive", produziu o disco da cantora Mart'nália "Não Tente Compreender" e acabou de produzir seu novo álbum, totalmente autoral, das 13 faixas que compõe o CD, apenas "Vive" não é inédita, pois consta no mais recente disco de Maria Bethânia, "Oásis de Bethânia".
                                                                
O disco é um verdadeiro balé, onde 13 bailarinas passeiam pela Rua dos Amores com a elegância e a sofisticação que já são traços da identidade musical do cantor e compositor alagoano. O Jazz e o Samba se unem para vestir as 13 canções que compõe o álbum, onde o amor é o tema dominante, mas também fala de política em "Pode Esquecer": "Abstinência moral é crime hediondo! aquela onda de caos que sai varrendo o mar dos que tem o poder, pode esquecer (...) Se alguém tiver que arbitrar, só vai poder contar com o delírio de um cantor".
                      Djavan na sede da gravadora Universal Music. Coletiva de imprensa
                           
Rua dos Amores marca a volta da antiga banda do cantor. Havia aproximadamente 15 anos que eles não tocavam juntos. Integram a banda: Paulo Calasans e Carlos Bala, a formação se completa com: Glauton Campello, Marcelo Mariano, Torcuato Mariano, Jessé Sadoc e Marcelo Martins.  O que motivou o retorno dos músicos foi a canção "Boa Noite". "Estava em turnê com "Ária" quando ouvi "Boa Noite" no rádio. Fiquei com saudade do pessoal. Funcionou ainda melhor do que eu imaginava, porque eles me compreendem imediatamente, existe uma leitura rápida do que quero", afirma Djavan.

Djavan ficou quatro anos sem compor, pois precisava se dedicar ao projeto do disco Ária. "Compor é auto-afirmação, você lança suas emoções. Isso me alegra, me põe no mundo, me sentia mal por não estar criando, parecia que estava fazendo só metade do meu  trabalho". Diz Djavan.

Toda as composições do disco e a produção levam a assinatura de Djavan. "Foi uma opção pra cada vez mais mostrar com integridade a ideia musical. Assista um trecho da entrevista do cantor. Fonte: Site Ziriguidum:
                  


Veja a capa e a contra-capa do disco "Rua dos Amores" com as 13 faixas que integram o álbum:


O novo trabalho de Djavan foi inteiramente composto, arranjado e produzido pelo próprio músico. A capa, assinada por Tomás Rangel.

O Projeto Gráfico:

Foi numa tarde de inverno em Araras, região serrana do RJ, que Djavan reuniu sua diretora de arte Mariana Ochs, a figurinista Roberta Stamatto e o fotógrafo Tomás Rangel para realizarem as fotos de divulgação de seu novo álbum. Saiba como foi no vídeo:

         
Acessem o site oficial do cantor Djavan
Fontes consultadas: O Globo/Cultura.  Revista Billboard.  Ziriguidum
Visitem a Comunidade de fãs do Djavan no Facebook: Djafãs

Curiosidades:

O álbum Rua dos Amores está em primeiro lugar no Itunes
Turnê de Rua dos Amores: Djavan está ensaiando com sua banda para realizar a turnê, em breve teremos notícias sobre os próximos show, no site oficial: http://www.djavan.com.br
Onde comprar o CD: Já está disponível nas principais lojas do ramo, ex: Livraria SaraivaLivraria Cultura
No item "Música" do site, você tem acesso a todas as letras e fichas técnicas do disco
O Itunes já está com uma versão "De Luxe", com uma faixa extra: "De Flor em Flor"
No Sonora, você escuta o álbum inteiro em streaming
No G1 você assiste um vídeo com os bastidores da gravação.