29 de agosto de 2012

"Amorágio" Novo álbum de Ivan Lins se destaca pela diversidade rítmica.



"AMORÁGIO", NOVO DISCO DE IVAN LINS, MOSTRA AS VÁRIAS FACES DO COMPOSITOR BRASILEIRO VIVO MAIS GRAVADO EM TODO O MUNDO. 
 Por Erika Breno:
"Amorágio" canta o princípio e o fim de tudo: o amor. O disco, lançado no mês de julho, apresenta uma gama de diferentes diversidades rítmicas: xote, balada, samba, fado, rap, sertanejo sem deixar de lado todo o jazz man que é Ivan Lins e, conta com as participações especiais de: Antonio Zambujo (cantautor português), Maria Gadú, Pedro Luis, Rafael Alterio e Tatiana Parra.

Compositor compulsivo declarado é o compositor brasileiro vivo mais gravado em todo o mundo, Ivan Lins escolheu importantes e competentes nomes para fazerem parte de "Amorágio".

Para a produção musical, Rodrigo Vidal. Nas composições: Vitor Martins, Claudio Lins, Ivano Fossatti, Gilson Peranzetta, Chico Buarque e Osny Mello.
Ivan além de cantar, toca piano acústico, rhodes e clavinete. Os instrumentistas que percorrem todo o disco: Neymar Dias (viola caipira, baixo elétrico e acústico);Leonardo Amuedo (guitarra e violões); André Vasconcelos, Dunga e David Finck (baixo); Téo Lima, Gabriel Alterio e Cesinha (bateria); Fernando Caneca, Luiz Ribeiro, Pedro Alterio (violão); Jacques Morelenbaum (cello); Marco Brito (rhodes, clavinete, piano acústico e teclado); Armando Marçal, Marco Lobo, Esguleba e Jaguara (percussão); Marcos Nimrichter (acordeon); Marcelinho Martins (sax e flauta); Jessé Filho (trompete e fluggel); Vittor Santos (trombone). 

Nas palavras de Ivan, "Amorágio": "Amorágio", basicamente fala das diversas formas de amor, "nesses tempos de ensandecer", nesses tempos onde tanto a cleptocracia brasileira, quanto a incompetência e ignorância valorizadas, quanto as distorções da alma, tais como o ódio, a raiva, o rancor, a inveja e a intolerância navegam sem rumo por esse planeta. Ainda assim o amor sobrevive, mesmo que "depois de alçar o trono do esplendor, entregue a própria pele ao caçador". Voilá! "

A faixa que intitula o CD tem a participação da cantora Tatiana Parra. A melodia foi composta a partir de uma pequena sequência harmônica de Osny Mello - músico e compositor paulista - e de um poema de Salgado Maranhão que Ivan musicou tornando-se uma balada jazzística com harmonia refinada.

Destaque para "Carrossel de bate-coxa", um xote em homenagem ao dançarino Carlinhos de Jesus, com letra divertida e engraçada de Claudio Lins, artista cada vez mais completo e competente e que para Ivan Lins, que mesmo pai é crítico e exigente afirma: "! anda escrevendo cada dia melhor. ".

"Quero falar de amor" é inédita e "miltoniana" (inspirada em Milton Nascimento), com melodia composta por volta dos anos dois mil por Ivan e o cantautor italiano Ivano Fossati Ganhou letra de Vitor Martins no ano passado. "X no calendário" mostra a contemporaneidade do cidadão brasileiro e carioca Ivan Lins remetendo um pouco às canções engajadas da década de setenta que protestavam o sistema político da época. Música originalmente composta para a vitória de Luiza Erundina no ano de mil novecentos e oitenta e oito, Foi "atualizada" por Vitor Martins" no que tange os movimentos de pacificação social urbanos e que tem um rap de Pedro Luis.

“Amor, Fogo que desata os novelos da vontade Ignora o bem, desdenha da verdade, Ponte-aérea do Éden à insanidade, amor”"Atrás poeira" repete a bem sucedida e histórica parceria com Vitor Martins. Mostra o lado caipira de Ivan e que poucos, infelizmente, conhecem. Ao lado do incrível Rafael Alterio com sua voz que enche nossa alma de coisa boa, a dupla "Fioravante & Guimarães" (respectivamente os sobrenomes de Rafael e Ivan) deixa à todos um gostinho de quero mais do que é a verdadeira música sertaneja.

E ainda há: "Roda Baiana" (lindo arranjo do saxofonista Marcelo Martins), "Quem me dera" (participação de Maria Gadu - “Resta os sonhos que eu teimo em sonhar”), "Fado Saramago" (a partir de um poema erótico de José Saramago e participação de Antonio Zambujo), "E isso acontece" (letra de Ivan Lins), "Olhos pra te ver" (valsa sertaneja com letra de Ivan com sonoridade quase toda acústica, singela e no clima interiorano e caipira) e "Sou eu" (com letra de Chico Buarque).

"Amorágio" são onze faixas que cantam diversos amores e diversos Ivan's que o nosso país, quiçá o mundo ainda tem muito o que descobrir, conhecer e deleitar-se. 
Confira a faixa "Quem me dera" participação especial de Maria Gadú:



Clique na foto abaixo para ver a lista com as músicas presentes nesse álbum:

Postagem assinada por Erika Breno.