8 de março de 2012

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher



Preparamos essa singela homenagem pra homenagear as mulheres nesse dia especial (Dia Internacional da Mulher). Uma justa homenagem a quem tanto contribuiu e contribui pra música popular brasileira. Impossível não lembrar de Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda, dona Ivone Lara, Elizeth Cardoso e tantas outras flores que emprestaram e emprestam seu perfume à MPB.


Gilberto Gil:

Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria, que o mundo masculino tudo me daria, do que eu quisesse ter, que nada minha porção mulher que até então se resguardara, é a porção melhor que trago em mim agora, é o que me faz viver.

Quem dera pudesse todo homem entender ó mãe, quem dera, ser o verão no apogeu da primavera, e só por ela ser. Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória, mudando como um Deus o curso da história, por causa da mulher.
(Gilberto Gil. "Super-homem, a Canção")



Erasmo Carlos:
"Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda, eu que faço parte da rotina de uma delas, sei que a força está com elas".


"Mulher, mulher, na escola em que você foi ensinada, jamais tirei um dez, sou forte mas não chego aos seus pés".


Vamos rever o clip da música do tremendão, exibido no fantástico em 1981. Mulher ("Sexo Frágil')




Joyce e Ana Terra.
"De manhã cedo essa senhora se conforma, bota a mesa, tira o pó, lava a roupa, seca os olhos. Ah! como essa santa não se esquece de pedir pelas mulheres, pelos filhos, pelo pão..." 


Essa canção retrata muito bem o universo da mulher. A Mulher dona de casa,  a esposa, a mãe, a cantora, a artista. Enfim, vejam que interpretação brilhante da pimentinha:




"Ô mãe me explica, me ensina, me diz o que é feminina? não é no cabelo, no dengo ou no olhar, é ser menina por todo lugar" Joyce.
Mais uma letra da Joyce, talvez a cantora e compositora que melhor tenha retratado o universo feminino nas canções. Assista o vídeo da canção "Feminina". Joyce



 Mulheres do Brasil

no tempo em que a maçã foi inventada, antes da pólvora, da roda e do jornal
a mulher passou a ser culpada pelos deslizes do pecado original. guardiã de todas as virtudes, santas e megeras, pecadoras e donzelas, filhas de Maria
ou deusas lá de Hollywood, são irmãs porque a mãe Natureza fez todas tão belas.
oh! mãe, oh! mãe nossa mãe, abre o teu colo generoso, parir, gerar, criar e provar, nosso destino valoroso. são donas-de-casa, professoras, bailarinas
moças operárias, prostitutas meninas. Lá do breu das brumas, vem chegando a bandeira, saúda o povo e pede passagem a mulher brasileira. [Joyce]


Vinicius de Moraes na interpretação de Maria Bethânia: "Mulher, sempre mulher" Mulher, ai, ai, mulher, sempre mulher, dê no que der Você me abraça, me beija, me xinga Me bota mandinga"



no vídeo abaixo, você confere o encerramento do Especial da Globo "Mulher 80" que trazia algumas das principais cantoras do país, no vídeo elas cantam juntas o clássico de Lamartine Babo/João de Barro/Alberto Ribeiro. "Cantoras do Rádio" imortalizado pelas irmãs Aurora e Carmem Miranda.


O programa idealizado por Daniel Filho, teve a apresentação da atriz Regina Duarte. As cantoras que aparecem no vídeo são: Elis Regina, Rita Lee, Fafá de Belém, Maria Bethânia, Gal Costa, Marina Lima, Zezé Motta, Simone, Joanna e o Quarteto em Cy.




 "Mulher Só sei que sem alma, roubaste-me a calma, e a teus pés eu fica a implorar".  Custódio Mesquita e Evaldo Ruy   
                


             Pra fechar nossa homenagem vamos citar Benito de Paula:
"Agora chegou a vez, vou cantar, Mulher brasileira em primeiro lugar".