29 de maio de 2012

O passado resgatado pela música ♫

O mistério da música nos faz vivenciar tempos que não vivemos e nos leva a refletir os amores  e dissabores passados, onde os sentimentos eram fortemente o motivo das grandes composições. Um dos inúmeros exemplos é a canção que ficou conhecida ou melhor, reformulada através da voz e roupagem que a Marisa Monte deu a "Ontem ao Luar". Música linda, mas, que tem um passado que ela mesmo gosta de contar em seus shows quando a canta. 

 Catulo da Paixão

Quem a compôs foi Catulo da Paixão, natural do Ceará e que nasceu, entre datas que convergem em 31 de Janeiro de 1866 (existe a possibilidade de ter sido alterada), ele dividiu essa composição com Pedro Alcântara, vale lembrar. Mas, sua canção ganhou força e conquistou o Brasil na voz de Vicente Celestino de apelido "voz orgulho do Brasil".


Nascido em 12 de setembro de 1894 no Rio de Janeiro, Vicente tinha seu foco voltado ao amor em suas canções. Em 1952 gravou "Ontem ao Luar" um de seus grandes sucessos e na época marcou história. Hoje, esse CD é uma raridade, mas, quem o tem ou já ouviu, percebe a voz forte e marcante que deu origem a este apelido bem propício. Posso dizer porque o tenho e já ouvi nas duas versões: Vicente e Marisa Monte


Ontem ao Luar na Voz de Vicente Celestino

Grande cantora, Marisa Monte é além de tudo, pesquisadora do que há de melhor da MPB, ouviu, gostou e  gravou essa canção e a colocou em seu show "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor" que percorreu todo Brasil em Turnê.


Além de uma nova roupagem, a interpretação que Marisa deu à música, foi algo que emocionava, que induzia a voltarmos ao tempo. Sensação belíssima, não de nostalgia, mas, de querer voltar ao passado e beber mais daquela fonte. Acho que esse é o forte da música: a gente bebe em fontes que nem sempre estão em nossa vivência, mas, que se eternizam no tempo. 

 Ontem ao Luar na voz de Marisa Monte


Por Elaine Carla @FamiliaMeFazBem