19 de outubro de 2013

Vinícius de Moraes - 100 Anos. "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida."


Hoje Vinicius de Moraes completaria 100 anos, para comemorar o centenário do poetinha, convidamos: +Anna Ratto, +Manu Santos+Bruna Caram, Luís Aranha, Valéria Lobão e a banda Fino Coletivo para homenagear o compositor carioca. Confira o vídeo que preparamos:            
                                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                                  
Vinicius de Moraes é um dos maiores nomes da cultura brasileira, transitou com sucesso pela música e literatura. Foi compositor, poeta, cantor, diplomata, dramaturgo e jornalista.

Além disso escreveu críticas de cinema e a peça “Orfeu da Conceição”, transformada em filme, que foi premiado no fim dos anos 1950. Mas foi na música que Vinícius mais se destacou, na interseção entre a composição erudita e a poesia popular. 

Foi parceiro de compositores consagrados da música brasileira. Pra citar alguns: Carlos Lyra, Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque, Toquinho, entre outros.

Vinicius faz parte de uma geração de ouro da poesia brasileira”, diz o escritor e crítico de literatura José Castello, autor da biografia “Vinicius de Moraes, o poeta da paixão”, vencedor do prêmio Jabuti de 1995. “Ele é tão importante quanto Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto e Cecília Meireles.” (Fonte consultada: Jornal a Gazeta/C2 )

Vinicius de Moraes publicou mais de 400 poemas. No exterior, é um dos poetas brasileiros mais traduzidos. Autor do clássico “Garota de Ipanema", ao lado de Tom Jobim, a música é a segunda canção mais executada da história, atrás apenas de “Yesterday”, dos Beatles (Fonte: O Globo/Cultura). De acordo com a editora do grupo Universal que administra a comercialização da música, há mais de 1,5 mil produtos (LPs, CDs, DVDs) com ela. É impossível saber ao certo o número de interpretações gravadas, mas deve ultrapassar 500. Na internet, encontram-se versões em finlandês, estoniano e até esperanto.

No mês do seu centenário foram feitas várias homenagens, incluindo o lançamento de uma caixa com 20 CDs, livros, exposição e um site que reúne todo a acervo do poetinha. Saiba mais aqui: Homenagens e lançamentos - 100 Anos Vinicius de Moraes

Vinicius morreu de edema pulmonar, em 9 de julho de 1980. Ao lado dele estavam Toquinho, parceiro musical nós últimos dez anos de vida, e Gilda de Queirós Matoso, sua última esposa (Vinicius foi casado 9 vezes).

Por @wallacesurce 


Agradecemos  a todos os artistas que aceitaram o convite para participar do vídeo em comemoração ao centenário de Vinicius de Moraes


Leia mais sobre Vinicius de Moraes:

Homenagens e lançamentos celebram o centenário de Vinicius de Moraes clique aqui

Assista o filme que retrata a vida , obra e os amores de um dos maiores nomes da cultura brasileira: clique aqui

Siga o Clube da MPB: Facebook + Instagram + Twitter + Google+


SONETO DE FIDELIDADE

São Paulo, 1946

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Acesse o site com todo o acervo de Vinicius de Moraes: Clique aqui