1 de agosto de 2013

Conheça mais da cantora, Valéria Lobão



                                                         
 

 
O Clube da MPB conversou com Valéria Lobão, confira o bate-papo.


O Clube da MPB acredita que tudo que é muito bom, merece e tem que ser dividido! Por isso, convidamos vocês, amantes da boa música brasileira a conferir a conversa que tivemos com a cantora, carioca, Valéria Lobão. Valéria vem desenvolvendo um trabalho belíssimo, que vale muito a pena conhecer a fundo. Vem com a gente, temos certeza que você também vai se encantar com o som da moça.



Valéria, há quanto tempo você trabalha com música?

 Profissionalmente, desde o início da década de 90, quando comecei a fazer coro em gravação. Em 92, ingressei no Grupo Vocal Equale, onde permaneci até 2007.


Como e quando, foi que você descobriu que queria ser cantora?
 Aos 15 anos descobri minha voz musical. Foi uma tremenda revelação.
Desde então, nunca mais parei de cantar.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Quantos discos lançados?                                                                                                                                          Com o Grupo Equale, foram dois cds: Expresso Gil (2000), só com músicas do Gilberto Gil e Um gosto de sol (2004), só com músicas do Milton Nascimento, que, aliás, fez uma linda participação na faixa Vera Cruz. Só em 2011 lancei o meu primeiro cd solo, CHAMADA.
Neste momento, estou em fase de produção do meu novo cd. Vai ser um cd de voz e piano, com 1 pianista por faixa.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Falando no álbum “Chamada”, ele foi pré selecionado para o Grammy Latino de 2012. Fala um pouco desse disco, da proposta dele.                                                                                                                                                        – Fazia tempo que eu queria gravar um disco, mas faltava coragem e um pouquinho de dinheiro. Então, eu só protelava. Daí, aconteceu um fato que foi determinante: eu engravidei. Mas, tive uma ameaça de aborto e, pra que a minha filha pudesse nascer, precisei fazer 3 meses de repouso absoluto. Ali naquela cama, pensando em como seria colocar um filho no mundo, eu fui me enchendo de coragem e foi dando uma vontade imensa de deixar uma marca. Uma espécie de herança musical. Queria que minha filha soubesse da paixão que a mãe tem pela música. Foi nesse momento que comecei a produção do disco. Só que o resultado foi muito além do desejo inicial. Não pensei que tanta gente maravilhosa participaria do cd. Músicos que eu tanto admiro! Parecia um sonho! Foi um feliz encontro de arranjadores, compositores e instrumentistas, com Produção Musical primorosa do Carlos Fuchs, meu companheiro de vida e de sonhos e pai dos meus filhos. (pois é, ainda durante o processo de produção do cd, tivemos mais um filho). E, pra completar, a participação especial do Gilson Peranzzetta, Pedro Luis e A Parede, Marcos Sacramento, e do meu grupo vocal predileto – Equale. Foi um grande mutirão sonoro! Em 2010, quando eu já estava finalizando as gravações, o cd ganhou um Prêmio da Funarte, concorrendo com 800 projetos. Em 2011, fui contemplada no Edital do BNDES e depois veio a boa notícia da Pré-seleção no Grammy Latino 2012.                                                                                                                                                                                                            

Nesse disco você cantou feras como, Zé Paulo Becker, Rodrigo Maranhão, Marcos Sacramento e Aldir Blanc. Como foi feita essa escolha?                                                                                                                                 
– Primeiro eu resolvi que seria um cd com músicas dos meus talentosos amigos. Todos, compositores cariocas contemporâneos. Então, passei a mão no telefone e comecei a pedir música - Marcos Sacramento, Zé Paulo Becker, Antonio Saraiva, Luiz Flavio Alcofra, Jayme Vignoli, Lili Araujo, Paulo Baiano, Gilson Peranzzetta, Raphael Gemal e muitos outros. Foram 2 anos, pesquisando e ouvindo, pra selecionar somente 13 canções. Escolher o repertório foi a parte mais difícil do processo. Era muita coisa boa! E de quebra, vieram as parcerias Zé Paulo Beker com Paulo Cesar Pinheiro (Jongo de vovó); Luiz Flavio Alcofra e jayme Vignoli com Aldir Blanc (oração perdida). A música do Rodrigo Maranhão, eu achei numa fita cassete. Ele cantando e tocando violão. Nem tinha nome. Quando liguei, dizendo que queria gravar, ele disse que tinha catalogado todas as suas composições e que essa tinha sido esquecida. Um verdadeiro achado! O Antonio Saraiva fez Ritual Profano especialmente para o cd. E quando eu e o Carlos Fuchs pedimos para o Peranzzetta uma letra em português para a música dele e do Dori Caymmi - Obsession (gravada pela Sarah Vaughan em 87 – no LP Brazilian Romance), ele disse que só poderia ser feita pelo Paulo Cesar Pinheiro. E assim, eu ganhei mais uma letra inédita do P.C. Pinheiro. E, eu não podia deixar de cantar Milton Nascimento (que é carioca, da Tijuca).

Você também compõe?


– Ihhh… só escondida. Tenho algumas letras, mas não gosto de mostrar pra ninguém.
Eu componho muito pouco. Quando a inspiração vem, fico burilando a letra durante muito tempo. As vezes, a música vem junto. Mas ainda não tive coragem pra gravar composição minha.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
Você realiza algum "ritual" antes das apresentações?
– Gosto sempre de aquecer a voz com exercícios que aprendi com o meu professor de canto – Felipe Abreu e com a fonoterapeuta - Ana Calvente. Meus dois anjos da guarda.


Sua principal fonte de inspiração?

– Milton Nascimento, sempre.                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Quais as suas principais referências, Valéria?
– Tudo o que eu ouvi, certamente contribuiu pra minha formação musical. Mas as principais são: Joyce, Fátima Guedes, Marcos Sacramento, Ná Ozetti, Mônica Salmaso, Elis, e, mais recentemente, me encantei com duas vozes gaúchas. Duas irmãs que fizeram dois lindos cds. Cada qual com a sua linguagem: Graziela Wirtti e Nina Wirtti.
E, pra fechar a lista, a minha inspiração maior: Milton Nascimento.
Eu era menina quando ouvi o LP Geraes. Aquele disco mexeu comigo profundamente. Os arranjos, a voz, a estética, as composições. Aquela música mudou completamente o meu horizonte. Aos 14 anos eu dizia aos meus pais que ia casar com o Milton. Casei com a música dele. Gosto de imaginar que ele vai ouvir tudo o que eu canto.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
Que disco(s) você tem escutado em casa?
– André Mehmari e Ná Ozetti, Rio, do Keith Jarrett, Joana de Tal, da Nina Wirtti. Vários da Palavra cantada (Meus filhos amam e eu também) Sky Blue, da Maria Schneider
E dois cds que foram gravados na Tenda da Raposa, e que eu só posso ouvir escondido, pois nem foram lançados, ainda: de um trio - Yamandu Costa, Guto Wirtti e Arthur Bonilha - e o da cantora Graziela Wirtti com o violonista Matias Arriazu. 


"Curiosidade: Valéria contou pra gente que o
 cd CHAMADA foi produzido, gravado, mixado e masterizado pelo Carlos Fuchs, no estúdio deles, Tenda da Raposa. Eles não dispunham de dinheiro para essa produção. Então, criaram a moeda hora-estúdio. E assim, cada um que participava do cd, ganhava em troca, hora no estúdio pra gravar seus projetos. Foi dessa forma que ela pode cintar com a participação de mais de 50 músicos, 8 arranjadores e, de quebra, contribuiu pra fomentar a produção de vários projetos musicais. "Estamos pagando o cd até hoje, com o maior prazer." Disse Valéria."


Valéria Lobão é, sem duvida, uma cantora especial. Traz em seu trabalho a doçura e leveza de sua voz e a elegância, característica de sua interpretação. Criando algo maravilhoso de se ouvir.                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
Ouça 
"Fubá" uma das faixas do disco "Chamada":                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
Atualmente Valéria está em fase de produção do seu segundo disco, que será inteiramente dedicado a canções de Noel Rosa. Isso significa que logo, logo teremos mais novidades, deliciosas, de Valéria Lobão pra curtir.


Confira um pouquinho do que está sendo preparado para esse novo álbum: