28 de dezembro de 2012

Os 12 Melhores discos de 2012


2012 foi um ano bastante produtivo pra a MPB, onde se produziu muito, e com muita qualidade, diga-se de passagem. É interessante notar também que com o crescimento das redes sociais, muitos artistas da cena indie, que antes viviam escondidos no mundo "underground" estão surgindo e mostrando seu trabalho na rede, seja através do youtube, disponibilizando faixas ou em alguns casos o disco inteiro para download. Isso mostra que existe vida inteligente fora das grandes mídias e gravadoras, que controlam boa fatia do mercado fonográfico. Prova disso foi a dificuldade que tivemos pra fazer uma lista de 12 discos que consideramos os melhores, lançados durante esse ano. Vamos agora aos escolhidos:

 Céu
 *Caravana Sereia Bloom
Lançado em fevereiro, o terceiro álbum da cantora paulistana Céu. "Carava Sereia Bloom" foi produzido por ela, junto com seu marido, Gui Amabis, teve participações de Jorge Du Peixe e Dengue da Nação Zumbi, Curumim, e também o pai da cantora, Edgar Poças.

Vinhetas, letras bem elaboradas e alquimia sonora são alguns dos ingredientes de Caravana Sereia Bloom, um álbum moderno e que como a própria Céu revelou em entrevistas, é um disco "On the Road" (de estrada e feito na estrada).Vale a pena fazer essa viagem musical pelas faixas do disco, que sem dúvida é um dos melhores álbuns produzidos em 2012. Topa fazer a viagem? então dê uma olhada no Retrovisor.


Tulipa Ruiz

*Tudo Tanto
Tulipa se firmou no time da nova geração da MPB, em seu segundo álbum ela gravou 11 faixas inéditas, todas assinadas por ela ou parceiros. A produção do disco ficou por conta do seu irmão, Gustavo Ruiz e arranjos de cordas e sopros de Jacques Mathias. Vale destacar a participação de Lulu Santos na música "Dois Cafés". Lançado pelo selo Natura Musical, "Tudo Tanto" foi disponibilizado para download gratuito no site oficial da cantora.

Maria Rita

*Redescobrir


Maria Rita emocionou o Brasil com a turnê "Viva Elis". O projeto marcou os 30 anos da morte de sua mãe. O trabalho foi gravado em agosto, no Credicard Hall, na capital paulista. A turnê teve início em  maio deste ano, e as apresentações do "Viva Elis", todas gratuitas, aconteceram em locais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre, seguidas por outras datas da turnê "Redescobrir".
Para o projeto, Maria Rita selecionou 65 músicas. Gravou 29 nesta primeira homenagem, mas não descarta revisitar a obra da mãe novamente. Fonte Consultada: Portal Maria Rita


Roberta Sá

*Segunda Pele



Em Janeiro Roberta Sá lançou o excelente álbum "Segunda Pele". Com produção de Rodrigo Campello, com quem a cantora trabalha desde o seu primeiro disco. Vale ressaltar a participação do uruguaio Jorge Drexler, que divide o microfone com Roberta em "Esquirlas", composição do próprio. Veja o primeiro clipe do disco: Pavilhão de Espelhos. Relembre o post que fizemos na época do lançamento: Segunda Pele.



Maria Bethânia

*Oásis de Bethânia

Maria Bethânia lançou seu 50 álbum em março. Em cada uma das dez faixas (metade delas inéditas), Bethânia convidou um artista para fazer arranjo original, sobre música autoral ou não. Djavan assina sua própria inédita, "Vive", na qual ainda toca violão. Lenine cria sobre "Velho Francisco", de Chico Buarque. Hamilton de Holanda, Jorge Helder, Jaime Além, Maurício Carrilho, Marcelo Costa e André Mehmari também assinam canções interpretadas pela Abelha Rainha da MPB.

Fonte: G1.


Caetano Veloso
*Abraçaço

Caetano Veloso fechou sua trilogia, iniciada em 2006 com o disco "Cê", seguida em 2008 com "Zii e Zie" e finalizada agora com "Abraçaço". gravados com uma banda jovem, formada pelo guitarrista Pedro Sá, o baterista Marcelo Callado e o baixista Ricardo Dias Gomes. O disco foi uma das boas surpresas de 2012. "Dei um laço no espaço, pra pegar um pedaço do universo que podemos ver, com nossos olhos nús, nossas lentes azuis, nossos computadores luz... Hei! hoje eu mando um Abraçaço.


Djavan

*Rua dos Amores



Depois de cinco anos sem compor, Djavan entrou em estúdio e fez um álbum primoroso, "Rua dos Amores". Ele assina as 13 músicas do disco, além de compor, ele fez as melodias e também a produção. Uma delas é "Vive" que foi gravada por Maria Bethânia. O disco marca o reencontro de Djavan com  sua antiga banda, pois havia aproximadamente 15 anos que eles não tocavam juntos. As músicas seguem o refinamento que já é sua marca registrada. "Dja" passeia com estilo pela Rua dos Amores". Lembra da matéria que fizemos na época do lançamento? clique aqui: Rua dos Amores.


Zélia Duncan

*Tudo Esclarecido



Zélia que completou 30 anos de carreira em 2011, e estava fazendo um espetáculo só com músicas de Luiz Tatit, "Tô Tatiando", dessa vez chega em cena com um álbum em homenagem a Itamar Assumpção (1949-2003). O disco "Tudo Esclarecido", conta com participações de Ney Matogrosso e Martinho da Vila, e reúne músicos como: Marcelo Jeneci, Pedro Sá, Christiaan Oyens, Stephane Sanjuan, Thiago Silva e produção de Kassin. O álbum saiu em três versões: CD normal, digipack e uma edição especial, com um livreto de 40 páginas. (Fonte: Folha de S. Paulo/Ilustrada).


Um disco que já nasceu indispensável pra qualquer apreciador de música popular brasileira. Itamar é desses compositores que algumas pessoas rotulam de "Maldito". Vale lembrar também que Zélia Duncan já gravou algumas canções de Itamar em seus discos, portanto ela tem intimidade com o repertório. Merecida e digna homenagem. Salve Itamar Assumpção! 


Tom Zé

*Tropicália Lixo Lógico

Aos 75 anos, sempre em busca de renovação, Tom Zé apresenta 16 temas inéditos, entre eles: "Navegador de Canções", composto em 1972, com participações de Emicida, Mallu Magalhães, Rodrigo Amarante e Pélico. Tom Zé decidiu tomar coragem e tocar em um tema que nunca saiu de sua mente: o tropicalismo, movimento musical do final da década de 1960 do qual fizeram parte artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso, além do próprio Tom Zé.

O álbum traz canções leves, que falam de amor e inspirações cotidianas,  como  "O Motoboy e Maria Clara", com Mallu Magalhães, "Amarração do Amor", "Jucaju" e "De-De-Dei-Xá-Xá-Xá", com Pélico. 
Fonte: Folha de S. Paulo/Ilustrada
*Tropicália Lixo Lógico é um lançamento do selo Natura Musical, o disco foi gravado em CD e Vinil. 


Silva

*Claridão


Lúcio da Silva Souza, um jovem capixaba que lançou seu primeiro álbum este ano e já é visto como um dos grandes nomes da nova geração da música brasileira. O álbum Claridão não poderia faltar nessa lista, com 12 músicas Silva nos presenteia em sua estreia com letras poéticas e sons cuidadosamente elaborados, o capixaba parece não ter medo de ousar e mistura sons clássicos como o piano ao lado de sintetizadores, esbanjando criatividade e bom gosto. Com certeza o moço construiu uma base bem sólida para alçar sua carreira e se seu primeiro trabalho já é de encher o peito de orgulho por nossa música nacional, mal posso esperar para ver o que vem dele por aí. (Por Amanda Barone) 


Rodrigo  Campos

*Bahia Fantástica

Bahia Fantástica, de Rodrigo Campos é fruto de uma viagem feita pelo paulistano, de São Mateus, à Bahia e também de um momento de crise em que Rodrigo parou para pensar mais sobre a morte, tema recorrente neste álbum, e tudo que a envolve. São 12 faixas, todas compostas por Rodrigo, muitas dessas canções possuem poucos e excelentes versos, que repetidos diversas vezes acompanham em um crescente os arranjos instrumentais, tornando de uma genialidade essa síntese de palavras que são poucas, mas que dizem muito. Recheado de histórias e personagens que parecem reais, como Andreza, Beto, Ana e Elias, as músicas desse álbum nos faz sentir que estamos ouvindo um amigo contar seus causos em uma mesa de bar. O disco conta com participações bem bacanas como Criolo, Luisa Maita, Gui Amabis, Juçara Marçal e outros. (Por Amanda Barone)

Lucas Santtana
*O Deus que Devasta Mas Também Cura

O quinto álbum do baiano Lucas Santanna não passou despercebido pela cena musical, “O Deus que Devasta mas que também Cura”, não está na nossa lista de melhores do ano à toa. O álbum conta com 10 músicas, sendo 8 de autoria de Lucas, que fazem desse disco um trabalho confessional, de uma época em que Lucas passava pelo término de um relacionamento. Músicas bem orquestradas com sintetizadores, misturas rítmicas e samples que dão um toque todo especial, deixando o disco dinâmico e sem excessos. O disco conta com participações de peso da música brasileira como Letieres Leite & Orquestra Rumpilezz, Céu, Curumin, Guizado, Rica Amabis, Kassin e integrantes do Hurtmold, Bixiga70 e Do Amor. (Por Amanda Barone).

Gostaram da nossa lista? encontrou algum disco que você tenha gostado muito? comente nas nossas redes: Clique Aqui! Twitter e Facebook.

Esse é nosso último post de 2012, aproveitamos pra desejar a todos vocês um feliz 2013, saúde e paz pra todo mundo, e que nesse novo ano, nossa MPB possa continuar crescendo e revelando novos talentos. Obrigado pela companhia de vocês que nos acompanham aqui no Blog, Twitter e também no Facebook.

Por: Wallace Surce, Ágatha Marinho, Amanda Barone, Brenda Amaral e Fefeu Santos.