12 de dezembro de 2012

Natura Musical anuncia os selecionados dos editais 2012

O evento contou com a apresentação de alguns artistas contemplados pelo Programa Natura Musical! Foto: Gui Moraes / Grudaemmim

                                                        


   Na noite desta terça-feira, 11, o Natura Musical promoveu o evento de divulgação dos selecionados na segunda fase do edital 2012 do programa de incentivo à música. Desde 2005, o Programa tem como marca promover a diversidade da cultura brasileira, seja através de artistas já consagrados ou de novos talentos musicais. Este ano, o projeto bate o recorde no número de selecionados: são 24 no total.

   Isso porque além dos já existentes editais Nacional e Regional Minas Gerais, o programa conta agora com dois novos projetos regionais, na Bahia e no Pará. A presença desses projetos inéditos vem para consolidar a grande aposta do programa em atingir diferentes públicos, sempre levando em conta as particularidades de cada região.

   Entre 24 os escolhidos, estão algumas das grandes promessas do cenário musical  como Marcelo Janeci, Márcia Castro, Lurdez da Luz, Siba e Felipe Cordeiro. Todos eles estavam presentes no evento, que contou ainda com pequenas apresentações de alguns dos selecionados.




Otto e Márcia Castro. Foto: André Felipe de Medeiros


   Para os artistas contemplados neste e em outros editais, o trabalho do Natura Musical é visto como uma oportunidade ótima para o desenvolvimento de seus trabalhos. Márcia Castro, por exemplo, já foi selecionada duas vezes e, em entrevista ao Clube da MPB, declarou ser muito importante o apoio do Programa . Otto, que foi selecionado no edital do ano passado e teve apoio do Natura Musical no lançamento de seu álbum, The Moon 1111, também estava presente e nos contou que este tipo de projeto, independente das grandes gravadoras, é o que estava faltando na produção musical brasileira.

   As ações do programa são variadas e envolvem apoio à gravação e lançamento de discos e  realizações de turnês para divulgação. Confira a lista completa dos contemplados no edital 2012 do Natura Musical:

Edital Nacional – Primeira Fase
Ney Matogrosso, Lurdez da Luz, Grupo Uirapuru  - Orquestra de Barro.
Edital Nacional – Segunda Fase
Abayony, A música das Cachoeiras, DJ Dolores, Marcelo Jeneci,  Mundo de Pixinguinha, Marcelo Jeneci, Pantanais, Ponto BR – Na Eira, Siba.
Edital Regional: Bahia
Ilê-Aiyê, In-Edit, Marcela Bellas, Márcia Castro, Russo Passapusso.
Edital Regional: Pará
Balaio Sonoro, CaBloco Muderno, Camila Honda, Felipe Cordeiro, Juliana Sinimbú, Felipe Cordeiro, Balaio Sonoro, Mestre Solano,Natália Matos Sebastião Tapajós.