19 de junho de 2013

Uma referência da música brasileira, Chico Buarque chega aos 69 anos



Chico Buarque chega hoje aos 69 anos, e em meio aos recentes protestos que estão despertando a juventude pelo país, suas músicas soam cada vez mais atuais. 
Numa época em que não havia internet livre, muito menos redes sociais das quais hoje facilitam todo esse processo de "revolução" inspirada pela população, a música então era uma das armas contra a repressão do regime militar, como  cita José Ramos Tinhorão em um de seus livros:

"Politicamente, a gratuidade da insistência em cutucar o poder militar com a vara curta das canções de protesto determinou a reação das autoridades sob a forma de maior repressão e endurecimento de censura, levando alguns compositores a sair do país, como Chico Buarque de Holanda (...)" 

Pequena História da Música Popular,  p. 237.



Durante a ditadura marcada pela antidemocracia, Chico encontrara uma forma de se expressar. Em suas letras estava presente de forma subentendida tudo aquilo que era sufocado pela censura, por isso nota-se nas obras daquela época a união entre história do Brasil e sua abundante fonte de inspiração, essa última que, anos depois de "Roda-Viva", "Apesar de Você" (entre tantas outras) não se enxerga e não há crenças de que um dia haverá escassez.    

Reconhecido também pela literatura, Chico é de uma importância incontestável. Com sua obra vasta e seu interminável potencial para qualquer área da qual já contribui, tornou-se de fato uma verdadeira lenda viva.   


Na sequência, uma das músicas mais conhecidas de Chico:

Roda-Viva


Nome dado a uma peça escrita pelo Chico.

A música obteve o terceiro lugar no III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record (setembro e outubro de 1967).


É sempre válido ressaltar em qualquer relato destinado a admiradores e conhecedores da carreira de Chico Buarque, desde aquela "página infeliz da nossa história"*, que é um desafio e uma ousadia tentar descrever esse mestre. Hoje, uma data memorável, serviu para prestar uma pequena "homenagem", sem muitos detalhes, porém, com o intuito de levar essa lembrança aos que fazem parte de sua enorme porcentagem de fãs, e aos não tão conhecedores, que seja ao menos uma forma de aguçar a curiosidade para esse que foi e é um dos maiores artistas da música brasileira. 

  

Por Joyce Albuquerque


*Referência a música "Vai Passar" (1984).


Siga o Clube da MPB nas redes sociais: Twitter Facebook Instagram