7 de junho de 2013

07/06/2013. 24 anos sem o canto livre de Nara Leão



Hoje faz 24 anos que perdemos uma das vozes mais suaves e significativas que ecoaram no Brasil de 1964 até 1989. 

Foi a musa da bossa nova dos geniais Tom Jobim e Vinicius de Moraes, cantou sambas de morro de compositores do quilate de Cartola e Nelson Cavaquinho, e como não lembrar do "Espetáculo Opinião"?, ao lado de figuras como João do Vale e Zé Keti, Nara Leão deu voz a canções de protesto, brilhou também ao lado de Chico Buarque no segundo festival de música popular brasileira/1966, com a música "A Banda", tendo a mesma vencido o festival. 

 Além disso, Nara aderiu ao movimento tropicalista, liderado por Gil e Caetano, tendo participado do disco-manifesto do movimento: Tropicália ou Panis et Circensis, lançado pela Philips em 1968 e disponível hoje em CD. Ou seja,  além de ter revelado grandes compositores, participou dos principais movimentos de música brasileira na década de sessenta. 

Contradição? traiu todos os movimentos que participou?

Você provavelmente já deve ter ouvido isso por aí, mas o fato é que Nara Leão não se limitava a cantar um estilo ou um movimento, Nara cantava a música que ela acreditava, cantava o que era preciso, e o que ela sentia. Ela não tinha medo do que os outros iam pensar, tudo isso fez de Nara uma das cantoras de maior personalidade na MPB.

                          Veja a  discografia de Nara Leão:   
                                      (fonte: site oficial Nara Leão)
"Sua voz quando ela canta, me lembra um pássaro, mas não um pássaro cantando, lembra um pássaro voando." 
(Ferreira Gullar)


O Pioneirismo de Nara Leão:

Nara foi a primeira cantora a gravar um disco inteiro só com músicas de Roberto e Erasmo Carlos. E isso, numa época que Roberto Carlos sofria um certo preconceito da MPB. Por causa da Jovem Guarda, mutos o viam como brega. Hoje virou cult, todos querem gravar e tocar Roberto, mas naquela época não era bem assim. Desculpem as outras, mas Nara foi a primeira!

Além disso, Nara Leão foi uma das primeiras cantoras a gravar Chico Buarque, no seu quinto disco, "Nara Pede Passagem" de 1966,  Nara gravou 3 canções de Chico, são elas: "Olê, Olá", "Pedro Pedreiro" e "Madalena foi Pro Mar"
   
Nara foi a primeira cantora a gravar um disco no formato CD (Compact disc)
O álbum foi gravado em 1985 no Japão, ao lado de seu amigo e produtor Roberto Menescal, ela gravou um disco com repertório dedicado a Bossa Nova, cujo título é Garota de Ipanema.

Homenagens:
Em janeiro de 2012, a filha de Nara Leão, Isabel Diegues, criou um site em homenagem a mãe e disponibilizou toda a discografia de Nara para audição. Além disso o site contém fotos raras e material de acervo. Para acessar o site de Nara Leão, basta clicar nesse link: Nara Leão  << Clique aqui

Caixa com 13 discos Recupera fase de ouro de Nara Leão
 (Folha de S.Paulo) Por Lucas Nobile. (19/05/2013)


Nascida numa família de classe média, a garota da zona sul impressionou crítica e público ao dar voz a sambistas do morro, como Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé Keti.
Mais de duas décadas depois da morte de Nara (1942-1989), o repertório do período mais significativo da trajetória da cantora, os anos 1960, é relançado em uma caixa com 12 discos de carreira e um duplo com raridades.

Com o título de "Nara Leão - Samba, Festivais e Tropicália", a compilação foi feita por Rodrigo Faour.
Inicialmente, o jornalista e produtor fora convidado para organizar um CD duplo com raridades de Nara.

No repertório, reuniu gravações não incluídas em discos de carreira da cantora, mas em trilhas de filmes como "Quando o Carnaval Chegar", de peças como
"Quincas Berro D'Água" e de registros ao vivo ou em compactos de Sidney Miller e Dulce Nunes, dos quais Nara participou.

"Hoje, um playboyzinho gravar Cartola é comum e bobo. Naquela época não, aqueles compositores estavam esquecidos. A Nara teve ousadia, bom gosto de repertório, critério e ética, que caíram em desuso hoje", diz o produtor.

Faour ampliou a proposta original e agregou ao projeto o relançamento de 12 álbuns, que compreendem um período de cinco anos na carreira de Nara: vão do primeiro LP dela, "Nara" (1964), até o disco "Coisas do Mundo" (1969).

"Bossa, samba de morro, músicas de protesto: a Nara sempre esteve na vanguarda. Fez uma revolução de comportamento", diz o cineasta Cacá Diegues, que dirigiu "Quando o Carnaval Chegar" e foi casado com a cantora por dez anos, de 1967 a 1977.

NARA LEÃO - SAMBA, FESTIVAIS E TROPICÁLIA
ARTISTA Nara Leão
GRAVADORA Universal Music
QUANTO R$ 235, em média

Siga o Clube da MPB nas redes sociais:
Twitter + Facebook + Instagram

                Veja abaixo uma galeria de fotos. (fonte: Site oficial de Nara Leão)

                 Nara Leão e Chacrinha:
     Nara leão com os filhos Francisco e Isabel Diegues:
      Nara Leão e Chico Buarque:



Quer se aprofundar na biografia de Nara Leão? Para acessar uma matéria que conta um pouco mais da trajetória de Nara Leão, basta clicar nesse link e navegar pelo nosso arquivoNara Leão, uma cantora de Opinião <<< Clique aqui