9 de maio de 2013

Coitadinha Bem Feito - Canções de Ângela Ro Ro

Eles só sabem o que fazem





Quando música não é só música. Quando é experimento, alquimia. E quando música também é homenagem.

Foi o que provaram 6 dos 17 artistas que gravaram o CD Coitadinha Bem Feito ao subir no palco do Sesc Vila Mariana nos dias 7 e 8 de maio para apresentar o lançamento do trabalho,  que traz uma releitura de canções compostas por Ângela Ro Ro.

Com arranjos muito heterogênios, o disco reflete a liberdade que cada artista teve de escolher como reproduzir as faixas originais. O resultado poderia ser um grande erro. Uma mistura de ritmos e vozes que não tivessem qualquer unidade. Mas, magicamente, é exatamente o contrário: o que se ouve é uma mistura rica e produtiva, que tem a ousadia de despertar uma nova sensação a cada troca de faixa.

Além de todas as experimentações harmoniosas, tem a homenagem à Angela Ro Ro, que é feita de forma muito sutil e  afasta qualquer clima de exaltação. Funciona mais como uma forma de revisitar o universo musical dessa deslumbrante cantora e compositora, que  é responsável por grandes sucessos do cancioneiro popular brasileiro. No CD, há algumas dessas músicas com versões já definitivas e de muito sucesso, como Amor, Meu Grande Amor e Fogueira (impecavelmente cantada por Maria Bethania, no disco Ciclo, de 1983). 

Porém, o desafio de propor novas versões foi bem aceito e superado com maestria e beleza pelo jornalista Marcus e o Dj Zé Pedro, que idealizaram o  projeto. As 17 músicas  do CD foram escolhidas com base nos primeiros quatro discos lançados por Ro Ro, entre 1979 e 1984, e trazem a singularidade e o estilo dos artistas participantes, que são: Otto, Thiago Pethit, Tatá Aeroplano, Lirinha, Pélico, Rodrigo Campos, Leo Cavalcanti, Gui Amabis, Dani Black, Rael, Kiko Dinucci, Lucas Santtana, Helio Flanders, Juliano Gauche, Adriano Cintra, Romulo Fores e Gustavo Galo.

Tudo. A escolha de elenco e repertório, a execução das faixas e a poesia de Ro Ro fizeram do CD uma obra de tripla sensibilidade que, além de redescobrir o trabalho da compositora, traz as marcas da música contemporânea feita no Brasil usando como base a beleza de canções escritas há decadas.           
No show do Sesc Vila Mariana, o projeto mostrou também que tem recursos completamente compatíveis para a apresentação no palco. Não é apenas um disco de boas gravações em estúdio. O que certamente não é compatível é a agenda cheia de novidades dos seis cantores (Otto, Lirinha, Pélico, Gui Amabis, Adriano Cintra e Gustavo Galo) que participaram do espetáculo. "Perdoai-os pai, eles só sabem o que fazem".


A capa do disco Coitadinha Bem Feito


O CD está disponível para download gratuito e legal aqui

Repertório:

Amor, meu Grande Amor - Lucas Santtana
Renúncia - Lira
Came e Case - Leo Cavalcanti
Só nos Resta Viver - Romulo Fróes
Mares da Espanha - Thiago Pethit
Balada da Arrasada - Tatá Aeroplano
Coitadinha Bem Feito - Otto
Abre o Coração - Gui Amabis
Gota de Sangue - Adriano Cintra
Não Há Cabeça - Pélico
Fogueira - Rodrigo Campos
Tango da Bronquite - Kiko Dinucci
Perdoar-os, Pai - Rael
Fraca e Abusada - Gustavo Galo
Tola Foi Você - Dani Black
A Mim e a Mais Ninguém - Juliano Gauche
Me Acalmo Danando - Helio Flanders

            Siga o Clube da MPB nas redes sociais: Twitter + Facebook + Instagram