6 de novembro de 2011

Emílio Santiago muito além das aquarelas



Emílio Vitalino Santiago nasceu no Rio de Janeiro no dia 06 de Dezembro de 1946. Na década de 70 cursava a faculdade de direito e foi através dos festivais de música organizados pela faculdade onde Emílio estudava que incentivado por amigos começou a cantar. Foi descoberto num programa de calouros apresentado por Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi e trabalhou como crooner da orquestra de Ed Licoln, além disso se apresentava em casas noturnas cariocas.

O primeiro LP veio em 1975 pela gravadora CID e trouxe composições de autores como: Ivan Lins, João Donato, Jorge Benjor, Nelson Cavaquinho entre outros.

Transferiu-se no ano seguinte para gravadora Philips/Polygram, onde lançou 10 discos. Foi escolhido como melhor intérprete no Festival dos Festivais, da TV Globo em 1985 com a canção Elis Elis.

Em 1988 Roberto Menescal convidou Emílio Santiago para um projeto na gravadora Som Livre chamado Aquarelas Brasileiras. Sete volumes com canções de sucesso do cancioneiro popular brasileiro, foi um estouro de vendas e projetou a carreira de Emílio no exterior. Além disso Emílio lançou outros projetos especiais como  um tributo ao cantor Dick Farney (Perdido de amor 1995) e no ano seguinte lançou o disco "Dias de Luna", regravando clássicos do bolero hispânico.

Assinou com a Sony Music em 2000 e gravou um álbum dedicado à Bossa Nova, com direito a cd + dvd. Em 2001 Emílio Santiago entrou em estúdio e gravou uma obra prima, "Um Sorriso nos Lábios" disco onde o cantor se debruça sobre a obra de Gonzaguinha, são 16 músicas no cd e vale a pena destacar a super produção do álbum que conta com músicos de altíssimo nível incluindo nipes de metais nas músicas. Um disco daqueles que estão entre os clássicos da MPB.


                                  Outros lançamentos do artista

Emílio lançou em  *2003 pela gravadora Lumiar: "Emílio Santigado encontra João Donato" 
* 2005 O melhor das Aquarelas ao vivo-Indie Records cd+dvd
*2007  De um Jeito Diferente-Indie Records cd+dvd. PS: esse dvd é um registro das músicas no estúdio.
*2010 Só Danço Samba. Esse é primeiro disco gravado pelo selo do próprio cantor: "Santiago Music"

Vale ressaltar que este cd mais recente "Só Danço Samba" é uma homenagem muito bem feita a Ed Lincoln, seu primeiro empregador na música, dos tempos de crooner nas boates cariocas. Aos 65 anos ele prova nesse cd que ainda é um dos melhores intérpretes masculinos de sua geração, com um belo timbre, grande extensão vocal e técnica perfeita. Produzido por José Milton e direção artística do próprio Emílio. 


                          Uma joia rara esquecida nas aquarelas:

Não poderia terminar esse post sem antes falar sobre a música "40 Anos" Autores: (Altay Veloso e Paulo César Feital). Uma verdadeira aula de história contada em forma de música e gravada no disco Aquarela Brasileira 5. Confesso que eu sempre me emociono quando ouço essa canção. A letra é muito forte e toca dentro da alma da gente, desperta nosso sentimento de patriotismo que geralmente só aflora em época de copa do mundo. Ouça a música no parágrafo abaixo e veja se você concorda comigo: 



" São 40 anos de aventuras desde que mãe teve a doçura de dar à luz pr'esse seu "nêgo" e a vida cheia de candura botou canção nesses meus dedos e me entregou um partitura pra eu tocar o meu enredo".

Emílio dispensa maiores comentários, um cantor com uma bagagem de 40 anos de carreira, 30 discos lançados e reconhecimento no exterior, por falar nisso acho válido comentar aqui o elogio do jornalista Stephen Holden, do The New York Times, que o chamou de "Nat King Cole brasileiro" por conta da temporada na  Birbland, mítica casa de Jazz. Um orgulho para nós brasileiros termos um artista de tamanho brilho e reconhecimento internacional.

Infelizmente ainda tem muita gente ignorante que insiste em reduzir a obra do Emílio à apenas "Saigon" e as "Aquarelas", mas a obra dele está aí e ela fala por si só.

                   "Brasil, samba que dá, para o mundo se admirar"






Wallace Surce