15 de outubro de 2011

Tempo de Menino - Pedro Luis

Foi lançado na última quarta (12.10), o CD "Tempo de menino",  primeiro CD solo do compositor e cantor Pedro Luis. Depois de 15 anos com a PLAP (Pedro Luis e a Parede) e 10 anos com o Monobloco, o múltipo Pedro Luis, traz ao público sua mais nova invenção. E antes que questionem, tanto a PLAP, quanto o Monobloco vão de vento em polpa e com Pedro presente. "Tempo de menino" é apenas uma necessidade da incessante e criativa mente do artista.


Acompanho o trabalho do Pedro Luis há algum tempo. Por isso, não resisti em comprar o CD o quanto antes. Sou uma apaixonada por CDs e quando falo CDs falo em mídia, arte gráfica, fotografia e claro, música.  "Tempo de menino" é de arte simples e creio que, exatamente por isso, é de um bom gosto extremo. Fotografias urbanas (clicadas pelo genial Jorge Bispo no Centro do Rio de Janeiro), o preto e o branco predominantes, as letras bem distribuídas, os créditos de cada música bem posicionados (e sem aquelas letras miúdas, que dão a sensação de que é pra ninguém saber quem fez).
E é folheando o encarte que se percebe o quanto Pedro foi cuidadoso com esse seu primeiro "filho" solo. Na ficha técnica, é clara a  presença dos amigos. Nos metais, nos coros, na percussão, nos arranjos, na produção e em tudo mais... Como pai zeloso, Pedro compartilhou a criação desse filhote com os já conhecidos. Estão lá presentes C.A. Ferrari, Felipe Abreu, Celso Alvim, Roberta Sá, Rodrigo Campello, Mario Moura, Jr. Tostoi, Sidon Silva... E por ai vai!


Já na primeira faixa, pode-se observar uma característica marcante do Pedro Luis: a mistura de sonoridades. O delicado piano de Carlos Fuchs, se junta a alfaia e as chaves para dar o tom de Nas estrelasCrise, Tá? (já conhecida na voz da talentosíssima Mariana Aydar) e Só o esqueleto, fazem parte do clã das objetivas e inteligentes críticas sociais e globalizadas. A deliciosa Imbora é uma composição de Pedro com Zé Renato. A música se apresenta aos ouvidos com um vocalise de Roberta Sá. A suavidade continua com o grande Milton Nascimento presenteando essa linda letra e melodia com a sua grande voz. Bela fera, composta para abertura da série As Cariocas, surge em nova versão pelas mesmas mãos que fizeram a trilha da série. E pela genialidade inventiva de Pedro e seus parceiros, a faixa não é um repeteco da que ouvimos na telinha da Globo. 
Em Menina do salão de beleza, o compositor mostra como temas absolutamente improváveis podem se tornar ótimas canções. Basta cair nas mãos certas. A música que fala da vaidade feminina passada por gerações, traz no coro um belo trio composto por 3 afinadas vozes: Cecília Spyer , Roberta Sá e Anna RattoA faixa título do CD, Tempo de menino, traz Erasmo Carlos, que Tijucano como Pedro, dá tempero especial. A música é um retrato do tradicional bairro carioca, com o olhar e voz de quem nele viveu.  Na medida do meu coração tem as características do samba. Mas, com o acréscimo das programações, ganha sonoridade que foge do lugar comum. 
Os beijos, conta com participação da cantora Roberta Sá. A composição, que já era conhecida na voz de Elba Ramalho, ganha novo sabor no dueto do casal. Rio Moderno é um retrato atual do Rio de Janeiro, dando vida mais uma vez ao "cronista musical". O CD ainda conta com as canções Hoje e amanhã não saio de casa do brilhante Luis Melodia e Lusa com a participação da lusitana Carminho.

Depois de algumas audições, fui ler o que andam falando por aí sobre esse lançamento. E é impressionante como ainda tentam, juntando nomenclaturas, enquadrar com um rótulo pré -estabelecido o som que o Pedro Luis faz. Tentativas vãs. O que posso dizer é que o Pedro faz música. De qualidade. E ponto. 

*Pra conhecer um pouco do CD, é só clicar no vídeo. Nele têm trechinhos de todas as músicas.