27 de agosto de 2011

Luiz Melodia em Santo André

Um pouquinho do Luiz “Negro Gato” Melodia, que apareceu por Santo André, encantou o público e esquentou o que era pra ser um sábado de muito frio.

Começarei apresentando o grande artista, seu nome é Luiz Carlos dos Santos, mais conhecido como Luiz Melodia, nasceu no morro do Estácio, Rio de Janeiro, no dia 07 de janeiro de 1951. Desde muito jovem compunha e tocava sucessos da jovem guarda, seu primeiro grupo chamava “Instantâneos”.

Sempre foi um músico inquieto que transita até hoje por vários gêneros, mas deixando bem claro sua própria leitura das coisas.

Logo no início da carreira teve duas músicas gravadas por grandes nomes das vozes femininas Gal Costa com “Pérola Negra” e Maria Bethânia com “Estácio Holy Estácio”.

Melodia sempre muito bem acompanhado, tem 20 participações que foram gravadas em disco, Zizi Possi, Cássia Eller, Caetano Veloso, João Nogueira, Tim Maia e Emílio Santiago são alguns dos que fizeram parte dessas gravações. Nomes de prestígio para um cantor de peso e relevância como ele.

Carioca que não nega o samba, mas que encanta com outros tipos de música, já tem 13 discos ao longo da carreira, somando 165 canções de muito bom gosto. O mais recente deles é o álbum Estação Melodia (2009).

Atualmente trabalha nas composições de seu novo trabalho e colabora com o documentário sobre sua vida.

Agora falando do show que rolou no Sesc Santo André no dia 21/08/11, posso dizer que foi memorável, que foi único e quem perdeu, realmente perdeu. Um show do Luiz Melodia, ícone da MPB e do Samba na cidade de Santo André para tristeza dos amantes da música boa, pode demorar a acontecer novamente .. como ele mesmo comentou durante o show: “Eu não venho em Santo André faz uns, uns .. faz muitos anos”.




Com um público variado, de jovens até as lindas e respeitosas senhoras, a noite foi composta por canções próprias e regravações, todas elas com muita participação do público, chegando a emocionar quem estava atento a cada frase cantada por Melodia.

Espontâneo e carismático, ele conseguiu prender e brincar com a atenção das pessoas, fazendo do Espaço de Eventos que estava lotado, um show intimista onde todos pareciam ser velhos amigos.

Para terminar coloco a disposição de vocês algumas fotos e um vídeo que por impulso fui fazendo, nos momentos em que sentia uma alegria enorme por estar onde estava e querer acima de tudo registrar e compartilhar com meus colegas e amigos o que existe de belo em nosso Brasil.




Renata Damico