2 de dezembro de 2013

Dia Nacional do Samba


"Para se falar em SAMBA temos que falar em negro, para se falar em negro temos que contar sua árdua luta através de muitas gerações, erguendo o seu grito contra o preconceito de raça e de cor herança da escravidão." 

(Trecho retirado do livro: Escola de Samba - Árvore Que Esqueceu a Raiz)


Hoje, 02 de dezembro, é o dia da mais expressiva linguagem do povo carioca. O mestre Jairo Severiano fez no breve texto a seguir uma exposição em poucas palavras do que considera de mais importante para o entendimento do fenômeno Samba: 

''Com seu canto vigoroso, rascante, inusitadamente grave e suas cantigas impregnadas de negritude, a neta de escravos Clementina de Jesus é a prova cabal da presença da África na MPB. O casamento dessa presença africana, especialmente rítmica, com harmonias e melodias de inspiração europeia, constitui o aspecto mais fascinante, o âmago, o espírito samba, o mais importante gênero da música popular brasileira.''


Antes de prosseguir, ouçam Clementina cantando o ''canto dos escravos'':



A foto que inicia essa postagem é uma ilustração fiel, mostra Alcebíades Barcelos, um dos fundadores da primeira Escola de Samba do Brasil, a "Deixa Falar", em 1928, juntamente com o grande Ismael Silva, Brancura, Mano Edgar, Nilton Bastos, entre outros. Mais conhecido como Bide, também foi o criador do surdo, mudando o ritmo anteriormente conhecido por ''maxixe''. 

Ouçam essa história mais detalhada no depoimento feito pelo próprio Bide:




Sobre as Escolas, vale ressaltar:

"As Escolas de Samba, começaram seus movimentos dentro de um mesmo período (entre 1923 e 1930). Essas foram: a Deixa Falar (Estácio), Fique-Firme (Favela), Mangueira, Vai como Pode (Portela), Vizinha Faladeira e outras que começaram como Blocos-Carnavalescos.''

(Escola de Samba - Árvore Que Esqueceu a Raiz, pág. 57).



(Na foto: Paulo da Portela, Heitor dos Prazeres, Gilberto Alves, Bide e Marçal).

Além do Bide, outros grandes nomes daquela época muito contribuíram e fortaleceram a criação daquele ''samba de sambar'', afastado, então, do samba ''amaxixado''. O que aqueles ''malandros do Estácio'' fizeram permaneceria como grande influência para toda uma geração de sambistas.
Paulo, um dos fundadores da Portela.

Paulo Benjamim de Oliveira - ou Paulo da Portela - também é um dos nomes mais importantes da história do samba. Vital para a retirada do preconceito muito comum daquela época com qualquer atividade relacionada ao gênero, tornando-se o primeiro "relações públicas'' do samba, como cita a grande Marilia Trindade Barboza em um documentário sobre ele. 

Assista:
Paulo da Portela - O Seu Nome Não Caiu No Esquecimento




Hoje podemos comemorar e exaltar o nosso SAMBA, mas sabe-se que esse poder veio através de grande luta pela quebra do preconceito com essa manifestação cultural tão bela e genuína. E você deve estar se perguntando o motivo pelo qual dia 2 de dezembro foi escolhido como o Dia Nacional do Samba. Nos dois "links'' a seguir estão as explicações mais conhecidas e a que por fim, alega ser verídica.


Há mais de uma explicação sobre a comemoração desse dia. Essas são acompanhadas por alguns que as confirmam, outros que as questionam e aqueles que as ''desmentem''.




E a versão que garante ser verídica, escrita pelo Márcio Gomes para o Especial Dia Nacional do Samba:



Seja qual for a real explicação, o importante é ter um dia dedicado ao Samba, trazendo-o para o ''centro das atenções'', relembrando o que jamais deveria ser esquecido. Salve Cartola, Noel Rosa, Nélson Cavaquinho, Adoniran Barbosa, Bide, Marçal, Ismael Silva, Chico Santana, Alberto Lonato, Wilson Baptista, Ataulfo Alves, Alcides, Geraldo Pereira, Geraldo Babão, Geraldo Filme, Mano Décio, Nilton Bastos, Herivelto Martins, Francisco Alves, Lupicínio Rodrigues, Manacéa, Candeia, Portela, Mangueira, Império Serrano, Orlando Silva, Carlos Galhardo... Enfim, essa infinidade de compositores, intérpretes, Escolas e sambistas de "primeira" que tanto agregaram à nossa cultura. Que todos sejam sempre lembrados, não só hoje, como toda vez que se falar e ouvir sobre as verdadeiras raízes do Brasil.


Deixo a todos com um belíssimo samba do Manacéa, na voz da maravilhosa Cristina Buarque:



Ouçam mais em: seleção Samba e Choro 


E feliz Dia Nacional do Samba!


(por Joyce Albuquerque)