22 de fevereiro de 2012

Artistas se reinventam e trazem frescor À MPB





O ano de 2012 mal começou e já temos alguns discos nas prateleiras das lojas, esperando serem "degustados" ou se for o seu caso, na estante de sua casa ou no seu MP3 sendo degustado diariamente e várias vezes ao dia.

Pra começar, vamos lembrar do finalzinho de 2011, quando chegou nas lojas o disco "Mais uma Página" da *Maria Gadú e que inclusive dedicamos um post exclusivo ao lançamento aqui no blog, veja o vídeo release nesse link"Mais Uma Página"


*Gal Costa: Outro disco gravado no final de 2011 foi "Recanto" esse disco provocou muita polêmica  pelo fato de Gal ter mudado radicalmente sua sonoridade, inserindo elementos eletrônicos no lugar dos instrumentos, há quem tenha gostado, mas ficou aquela sensação de frustração por parte dos fãs que esperavam ouvir aquela Gal de tempos idos. 
Confira o vídeo de Recanto e tire suas próprias conclusões: Recanto


2012-  *Rita Lee lançou no dia 03/02 a inédita "Reza" composta em  parceria com Roberto de Carvalho, a canção faz parte de seu novo álbum: "Reza" e deve chegar às lojas no final de Abril, pela gravadora Biscoito Fino. 



                                             Roberta Sá: Segunda Pele

*Roberta Sá: também já postamos aqui no blog uma matéria sobre o seu mais recente CD. "Segunda Pele" seu quinto álbum, e pra quem esperava um disco de samba, ela inovou e imprimiu uma linguagem mais pop ao seu novo trabalho, a cantora fugiu do lugar comum de repetir fórmulas de sucesso e a repercussão do disco tem sido ótima, pelo visto agradou e muito.


O repertório do disco é basicamente inédito. Canções de Moreno Veloso, Domenico, Rubinho Jacobina. (Os três da Orquestra Imperial), João Cavalcanti (Casuarina), Lula Queiroga, Gustavo Ruiz


Regravações: "No Arrebol" do sambista Wilson Batista (1913-1968), e "Deixa Sangrar", de Caetano Veloso. Esta foi lançada por Gal Costa no LP (Legal-1970). vejam o vídeo da canção "Altos e Baixos"



                                         *Céu. "Caravana Sereia Bloom"



*Céu.  A cantora Maria do Ceú Whitaker Poças, passou um ano na estrada, viajando pelo norte e nordeste do Brasil, descobrindo novas texturas sonoras e trouxe a "Caravana" em segurança para seu mais recente álbum: "Caravana Sereia Bloom".


"Um disco com cheiro de estrada", com influências de suas viagens pelo norte do país. "É um disco imagético, cinematográfico. A estrada tem muita imagem, muita história. Cada música tem o seu causo". Explica ela, durante coletiva de imprensa em seu apartamento em São Paulo.


Curiosidades de "Caravana Sereia Bloom"


O nome "Caravana Sereia Bloom" É uma referência ao filme "Bye Bye Brasil" (1980), de Cacá Diegues. "É uma homenagem à caravana rolidei do filme". Só "Caravana" ficaria muito burocrático, então resolvi brincar com o nome de duas canções que estão no disco", explica Céu.


A artista demorou cerca de um ano para compor o disco, mas teve a felicidade de contar com a ajuda de sua família durante o processo de gravação.


Gui Amabis, que é marido da cantora, fez a produção do disco, na faixa "Palhaço" Céu teve a honra de ter o seu pai, Edgar Poças, no violão.




Vejam a matéria completa sobre esse disco no site da MTV: Caravana Sereia Bloom


Fontes Consultadas: Site da folha de São Paulo: www1.folha.uol.com.br/ilustrada
Site da MTV: mtv.uol.com.br




Estes foram alguns lançamentos até a presente data, e nas redes sociais circulam a informação de que muita coisa boa ainda está por vir, Maria Bethânia, Djavan, Mart'nália, Ney Matogrosso, DVD/Vinil/Blu-Ray "Ensaio de Cores" da Ana Carolina, enfim...teremos muitas novidades pra compartilhar com vocês, vamos aguardar e economizar uma grana. O mercado fonográfico está reaquecendo e até o bom e velho vinil está tendo o seu espaço. 

Ao que tudo indica parece que bons ventos estão soprando a favor da música brasileira: A "PEC" da música promete  isenção total de impostos em cima de CDs e DVDs produzidos no Brasil, será? vamos torcer. veja uma matéria sobre esse assunto, nesse link: PEC da Música






9 de fevereiro de 2012

Dia do Frevo, 09 de Fevereiro.


Hoje comemoramos o dia do frevo. O frevo é um ritmo próprio de Pernambuco, sendo considerado uma das maiores manifestações culturais do estado. Sua denominação faz referência à fervura e, na imprensa foi utilizada pela primeira vez em 1908.


A dança mistura marcha, maxixe e no seu princípio, capoeiristas dançavam a frente dos desfiles para proteger os músicos do povo e abrir passagem. Pode se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. A coreografia é composta pelo rápido movimento de pernas que se dobram e estiram.


Hoje o frevo faz parte da cultura e é marco do carnaval pernambucano, especialmente em Olinda e Recife. É impossível ir a um carnaval em Pernambuco e não se apaixonar pelo ritmo. Veja abaixo um vídeo que conta um pouco a história desse ritmo:







Fontes consultadas:
Site Smart Kids: Dia do Frevo
Fotos: Google Imagens.
Vídeo: Documentário produzido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para a ocasião do Plano de Salvaguarda do Frevo, acontecido nos dias 28 e 29 de setembro de 2011.