Pena Schimidt durante a coletiva de imprensa |
Na tarde de 26 de novembro, o Natura Musical anunciou a lista de artistas selecionados pelos editais de 2014 do projeto. Ao todo, são 23 selecionados, dentre os editais Nacional e Regionais, que contempla os estados do Pará, Bahia e Minas Gerais.
Há oito anos no incentivo à música brasileira, o Natura Musical tem atuação multiplataforma e patrocina gravações de CDs e DVDs, turnês, publicações de livros e acervo digital. Neste ano, o programa bateu recorde de inscrições, contabilizando 3493 artistas de todo o Brasil.
A cantora paraibana gravará um DVD ao vivo em 2014 |
Elba estará acompanhada por um requintado grupo de músicos, que pomete dar um tratamento refinado para o repertório popular. A banda é composta pelo sanfoneiro Marcelo Caudi e pelo elogiado quarteto de cordas Encore, que trás para os grandes palcos o conhecimento acadêmico adquirido no estudo da música.
“Será um grande desafio cantar Gonzaga de uma forma diferente, mas conto com a companhia desses músicos incríveis. Esse tipo de encontro é sempre um prazer que a música proporciona.”, declarou a artista.
Outro destaque da lista de selecionados é a cantora Fernanda Takai, que vai gravar seu 4° CD solo com ajuda do programa, além de se apresentar em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A Volta da Nação
A banda pernambucana lança álbum no ano que vem. Foto: Divulgação |
A banda é uma das principais representantes do movimento manguebeat, que surgiu na década de 1990, em Recife. O grupo já lançou trabalhos indispensáveis para a discografia nacional, como os discos Da Lama Ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996), ambos com vocalista Chico Science. Já com Jorge du Peixe nos vocais, a Nação Zumbi gravou mais cinco álbuns. O último foi Fome de Tudo (2007).
A notícia do lançamento do novo disco é um verdadeiro presente para a música brasileira e para os fãs do manguebeat, que poderão colecionar mais um título do prestigiado movimento, que permanece como uma das vertentes mais importantes da música pernambucana, influenciando ainda os novos artistas.
O resultado dos selecionados também reflete na rica diversidade do cenário fonográfico brasileiro. Muitos dos artistas são jovens músicos da cena independente e que já têm certa visibilidade em suas respectivas regiões. Esse é o caso das bandas 5 a seco, Strobo 2.0 e Dibigode e também dos músicos Felipe Cordeiro, Zé Manoel e Manuela Rodrigues.
Nova MPB
Manuela Rodrigues e Felipe Cordeiro |
Segundo Pena Schimidt, curador geral do programa, o resultado reflete na transformação da música brasileira contemporânea. “É uma música que nasce a partir do contato dos artistas com o público. Cada um é o curador da sua própria obra, isso é muito contemporâneo”, afirma o produtor.
Para o músico paraense Felipe Cordeiro, programa como esse são absolutamente necessário, porque colaboram para o sucesso de artistas em início de carreira. Esta já é a segunda vez que Cordeiro é selecionado.
No ano passado ele ganhou o incentivo para a gravação de seu disco mais recente, Se Apaixone Pela Loucura do Seu Amor. Agora, shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém também serão patrocinados pelo Natura Musical. "É muito legal ser selecionado novamente, porque a turnê é a continuação do trabalho que começou com o disco", afirma Felipe.
Integrantes da banda 5 a seco |