19 de fevereiro de 2015

"Nós de Cabrália" e a música autoral no Rio de Janeiro


"Nós de Cabrália" e a música autoral no Rio de Janeiro

  Por Lilian

A primeira vez que ouvi falar do “Nós de Cabrália” foi através das redes sociais, mais precisamente através de conversas pelo twitter com a Elisa Fernandes. Elisa é uma das integrantes do coletivo que é formado também por: Paulinho Thomaz, David Alfredo, Rômulo Ferreira, Tuninho do Rock, Tuca Oliveira, Daniel Delavusca, Ronaldo Breve e Pedro Sol. Todos compositores e cantores que frequentavam saraus pelo Rio e buscavam espaço pra mostrar sua obra.


Como o grupo define em sua página no Facebook: “Os Saraus estão na moda. Pela cidade maravilhosa os encontros acontecem. Neles, a arte transborda e tenta achar algum caminho por onde possa continuar a percorrer, escorrer, formar rios e mares de música, de poesia, de inspiração.” E desde 2012 o coletivo mostra sua força nos saraus que organiza mensalmente.


Eu via as divulgações do grupo, mas demorei a me render, em de dezembro de 2014 lá estava eu.  Quando se chega perto é possível entender e ver com olhos bem arregalados que é sim um grupo que multiplica forças e a música escorre fluida pro todos os lados. Música nova, autoral, ótimos compositores, acolhida e abraço apertado a quem como eu, também queria participar da celebração.


No último dia 10 de fevereiro fui ao meu terceiro sarau do “Nós”. Para apreciar e também pra cantar, trocar, conversar... Nestes três encontros que presenciei eu observei a mesma energia. Existe um público fiel ao grupo que está sempre presente, conhece as músicas, canta junto e também há sempre novos compositores e boas surpresas. São estilos variados, entre os integrantes e entre os frequentadores compositores, tem música brasileira pra todo gosto.
As edições de janeiro e fevereiro do Sarau aconteceram no Beco das Garrafas em Copacabana, palco de grandes nomes e histórias da nossa música e que agora se renova com propostas como a do Coletivo.
A noite começa normalmente com todos os integrantes no palco cantando o “Hino do Nós de Cabrália”, ao mesmo tempo em que anunciam que há uma lista onde os compositores presentes podem se inscrever para cantar até 2 composições.

 A música autoral tem alí o posto de grande homenageada. E assim o sarau tem início, antes de abrirem o microfone para os inscritos, os integrantes do “Nós” mostram suas canções individuais, em parceria com outros membros, muitos acompanham os colegas com seus instrumentos. É uma confraternização.


Lembro que na primeira vez que fui ao sarau eu ficava abismada, pois todos cantavam empolgados aquelas músicas que ainda eram desconhecidas pra mim e a sensação que me dava era: “como eu não ainda não conheço isso? E desde então, fui refletindo como é bom ouvir coisas novas, deu muito mais vontade de compor e mostrar as músicas, sem dúvida eu tive vontade de produzir mais desde que conheci o “Nós de Cabrália”.

 Este também é um ótimo lugar para cantoras/cantores pesquisarem novo repertório, eu já incluí no meu show uma canção linda que conheci no sarau e é de composição de 2 membros do “Nós” Daniel Delavusca e Rômulo Ferreira: “Qual o teu talento”.
A cada mês o Sarau cresce, em público e em número de inscritos para cantar. No último encontro assim que começaram as apresentações, foi necessária uma mudança na inscrição, eram muitos compositores presentes e cada um apresentou apenas uma música, sujeito a uma próxima rodada para cantar mais.

 Eu chego bem no comecinho e mesmo quando penso em ir embora cedo por ter algum compromisso no dia seguinte, quando vejo já passou 4 horas de música e eu to alí feliz... É um encontro muito especial!


Se você mora no Rio de Janeiro ou vem passear por estas bandas, curta a página do coletivo no facebook pra acompanhar a agenda de eventos: www.facebook.com/nosdecabralia
Mas, já aviso que no próximo domingo dia 22/02/2015 o Nós de Cabrália apresenta seu show no projeto “MPB no Forte” em Copacabana, o evento começa as 18h e é gratuito.


Eu não vou perder de assistir esses amigos e colegas tão talentosos! Venha também!
Queridos do “Clube da MPB”, obrigada pelo espaço para contar um pouquinho sobre este coletivo que eu admiro tanto! Vida Longa ao Nós de Cabrália! Vida longa ao Clube da MPB!

Até a próxima! Um abraço!
Catarinense morando no Rio, cantora e compositora de MPB: http://www.lilianoficial.com

Links importantes:


Hino dos Nós de Cabrália: