Arnaldo Antunes, na coletiva de lançamento do Disco, na Casa de Francisca- SP |
MultiDisco
Downloads, música no modo aleatório do Ipod, milhares de discos disponíveis na internet e muita inspiração nas férias de verão. Assim nasceu o novo trabalho de Arnaldo Antunes, Disco, que tem lançamento previsto para outubro.
Exatamente 20 anos após a sua estreia em carreira solo, com o álbum Nome, o novo Disco surge em um cenário musical completamente diferente. Arnaldo se adequou às transformações e resolveu lançar o trabalho disponibilizando quatro músicas do novo repertório na internet. Basta acessar ao site do artista para ouvir os singles, além de assistir depoimentos exclusivos e o backstage das gravações.
Para Arnaldo, é maravilhoso poder compartilhar seu trabalho e ouvir a opinião dos fãs mesmo antes do álbum lançado na íntegra. Mesmo assim, o artista chama atenção para uma possível banalização do álbum como unidade. “Tenho medo que essa relação do disco como conjunto se perca. A internet é só o meio, é um instrumento, mas tenho medo da velocidade. Fico aflito em ver como as coisas acontecem rápido demais agora.”, revelou Arnaldo, na coletiva de lançamento.
Arnaldo Antunes na Casa de Francisca |
Diferentemente do último álbum de inéditas gravado por Arnaldo há quatro anos (Iê Iê Iê- 2009), o Disco é muito mais diversificado, unindo vários rítmos em uma só obra.
Para garantir essa mistura de sons, as gravações contaram com diversas parceiras, incluindo artistas da nova geração da MPB e . Teve Felipe Cordeiro, Luê e Manuel Cordeiro na canção Ela é Tarja Preta e também Céu e Hyldon participando na faixa Trato. Além dos novos nomes, o trabalho inclui uma parceria com João Donato, em O Fogo.
Sem contar os parceiros de longa data: Marisa Monte e Dadi Carvalho, nas músicas Dizem (Quem me Dera), Sou Volúvel e Querem Mandar. Outro parceiro antigo, Nando Reis, participa na música Sentido.
Mas a grande joia desse novo projeto é uma música gravada há cerca de 5 anos que ficou até agora guardada na gaveta. Trata-se de uma parceria inédita entre Arnaldo Antunes e Caetano Veloso, na música chamada Morro, Amor.
Para completar o time de grandes nomes, o Disco ainda conta com uma versão em português para a música Mama, de Gilberto Gil, gravada pelo artista em 1971, durante o exílio em Londres.
No vídeo, Arnaldo conta sua relação com as músicas de Gil e Caetano:
O lançamento de Disco marca o reencontro do artista com o programa Natura Musical, que já realizou parcerias com Arnaldo na turnê do Iê Iê Iê e nas gravações dos DVDs A Casa É Sua e Pequeno Cidadão. Alguns shows da turnê Disco já estão marcados.
Confira:
Dia 13/10: Concha Acústica (Salvador/BA)
Dia 26/10: Circo Voador (Rio de Janeiro/RJ)
Dias 31/10 1, 6, 7, 8 e 9/11: Sesc Belenzinho (São Paulo/SP)