O que me encanta na MPB é que muitos cantores não se limitam a falar de amor, suas dores, saudades, encontros e desencontros... Alguns, falam da realidade, do que estão a volta e muitos não enxergam ou não querem enxergar. Não sou do Rio e pessoalmente não cheguei a ver nem a pessoa e nem suas obras urbanas, mas, através de uma música de Marisa Monte, pude conhecer o gênio humilde que foi "José Datrino" mais conhecido como "Profeta Gentileza".
Falecido em 28 de Maio de 1996, o famoso Profeta foi alvo de muitas homenagens por famosos como Gonzaguinha, Marisa Monte, através de um livro do professor Leonardo Guelman chamado "Brasil: Tempo de Gentileza" e até na novela "Caminho das Índias" onde o ator Paulo José fez uma participação especial como o Profeta.
Acho que suas menções, frases e ensinamentos não deveriam ficar guardados apenas na mentalidade de quem conhece a história, ouviu a música ou viu em algum momento este ser de luz. No Brasil de hoje, é notório a falta de gentileza. Então, que esta canção, estes ensinamentos possam ser passados e repassados, pensados e repensados, afinal, o Profeta deixou sua mais famosa frase:
Assista a memória musical que se eterniza na voz de Marisa Monte:
"Amor palavra que liberta já dizia o profeta"
@elaine_carla